tipo de pele

16 dicas indispensáveis para quem tem cabelos crespos

A ditadura da chapinha definitivamente acabou e os cabelos crespos também já conquistaram seu lugar ao sol. Mas você sabe como cuidar deste tipo de cabelo?

A gente já falou em um outro post que o tempo em que os cabelos lisos reinavam absolutos ficou no passado. A ditadura da chapinha e dos alisamentos definitivamente acabou e os cabelos crespos também já conquistaram seu lugar ao sol. Mas você sabe como cuidar deste tipo de cabelo?

Muitas mulheres decidiram assumir as madeixas naturais e deixaram de lado a busca por cabelos escorridos. Mais do que um fator de identidade, elas descobriram que os cabelos cacheados e encrespados possuem uma beleza poderosa.

Cabelos crespos transmitem personalidade, emolduram o rosto e agregam um toque de estilo ao visual. Apesar de todos esses benefícios, esse tipo de fio pede cuidados redobrados.

Os cabelos crespos, embora lindos e estilosos, são mais frágeis e propensos a problemas capilares como o ressecamento, a quebra, a queda, a opacidade, o frizz e o excesso de volume.

Se você tem cabelos crespos e quer aprender a cuidar das madeixas, continue lendo o nosso artigo e confira dicas indispensáveis para quem tem esse tipo de cabelo. Vem com a gente!

Não confunda cabelo cacheado com o cabelo crespo

Existem vários tipos de cabelo e cada um deles requer cuidados específicos. Há os cabelos lisos, os ondulados, os cacheados e os crespos.

Comumente os cabelos cacheados são confundidos com os crespos, mas, apesar de haver algumas semelhanças, eles são bastante diferentes. Saiba diferenciar cada textura de cabelo conferindo as descrições a seguir:

Liso

Essa é a categoria 1 de cabelo, que é subdividida em 1A, correspondente ao liso ralo e escorrido, 1B equivalente ao liso mais pesado e 1C, liso grosso e volumoso.

Ondulado

A categoria 2 é destinada aos cabelos ondulados. O 2A tem cachos largos e ondas marcadas, o 2B tem ondas intensas e o 2C tem cachos em espiral.

Cacheado

Os cabelos cacheados fazem parte da categoria 3. O cabelo 3A é fino e  tem o cacho definido e bem formado, com o efeito de mola.

O 3B, por sua vez, é definido, porém tem a estrutura mais armada e fio mais groso. Já o 3C tem o cacho apertado, que requer maior hidratação para ficar mais solto e criar volume.

Crespo

O cabelo crespo é corresponde à categoria 4. É mais seco e tende a ser mais volumoso do que os outros tipos, porém, com os cuidados adequados, pode ficar super saudável, bonito e poderoso.

O tipo 4A  tem um cacho pequeno, o 4B tem mechas frizadas em zigue-zague e o 4C não tem cachos definidos e é bem encrespado.

Use os melhores produtos para cabelos crespos

Não adianta! A nécessaire de quem tem cabelos crespos ou cacheados costuma mesmo ser mais recheada de produtos do que a nécessaire de quem tem cabelos lisos ou ondulados.

Para manter esse cabelo forte, bonito e saudável, é importante usar produtos de qualidade. Os cosméticos capilares que não podem faltar são os seguintes:

Shampoo

O shampoo deve ser específico para cabelos cacheados, secos ou crespos. Normalmente, além de limpar, o shampoo para esse tipo de cabelo é suave e sem sal, para não agredir os fios.

Condicionador

Como possui o formato em espiral, a oleosidade natural não chega até as pontas do cabelo, o que gera madeixas mais opacas, ressecadas e quebradiças.

Por isso, é fundamental investir em condicionadores com propriedades emolientes e hidratantes, como elastina, vitamina B5, queratina e silicones.

Máscaras de tratamento

Semanalmente 1 vez por semana ou a cada 10 dias, mulheres com cabelos crespos devem usar máscaras de tratamento visando a hidratação, reconstrução ou nutrição dos fios.

Óleos nutritivos

Os óleos nutritivos trazem brilho, emoliência e hidratação para os fios crespos. Eles são multiúso e podem ser utilizados puros, para turbinar as máscaras ou mesmo borrifado no cabelo seco para manter o formato das madeixas.

Leave-in

Esse produto não tem enxágue e deve ser usado pós-lavagem para hidratar, nutrir, modelar, proteger, desembaraçar, reduzir o volume e diminuir o frizz.

Outros finalizadores possíveis são os géis e os cremes de pentear. No caso do gel, não vale exagerar na dose, pois o resultado fica pesado e antiquado.

Ativador de cachos

Para quem tem o tipo de cabelo 4A e 4B, um bom produto é o ativador de cachos. Ele ajuda a dar forma aos cabelos, deixando-os mais soltos e definidos.

Varie nas técnicas de lavagem

A lavagem tradicional, com água e shampoo, pode e deve ser feita por quem tem cabelos crespos, mas existem outras técnicas que ajudam a tratar os fios crespos.

Há quem acredite que a espuma dos shampoos leve embora mais do que a sujeira. Em muitos casos, a hidratação e oleosidade natural também escorrem pelo ralo por conta dos sulfatos e substâncias ultralimpantes contidas nos shampoos.

Determinados shampoos agridem os fios, tornando-os mais frágeis e suscetíveis a danos. Com base nisso, surgiram outras técnicas de lavagem: No-poo e Low-poo.

No-poo

A técnica No-poo não utiliza shampoo nas lavagens, mas produtos como creme de pentear, ativador de cachoos, redutor de volume, gel e gelatina capilar estão liberados para as adeptas da técnica finalizarem os cabelos.

A estrela do No-poo é o procedimento Co-wash. Nele, a lavagem é feita com condicionadores sem silicones insolúveis ou petrolatos.

A pessoa de cabelos cacheados ou crespos passa o produto nos fios e faz uma breve massagem. Para finalizar é só enxaguar.

Se você aderir a essa  técnica, priorize o uso de condicionadores de qualidade com agentes limpantes na fórmula. Usar condicionadores inadequados acaba causando danos ao couro cabeludo.

Vale ressaltar que o ideal é intercalar o Co-wash com as lavagens tradicionais.

Lo-poo

A técnica Lo-poo, por sua vez,  consiste em usar shampoo sem os sulfatos que causam prejuízos aos cabelos.

Essa técnica também dispensa cosméticos com óleos minerais, vaselina, petrolato, silicones não solúveis em água e parafina líquida na composição.

Não descuide da hidratação

Cabelos crespos são naturalmente ressecados. Enquanto os cabelos lisos e oleosos pedem hidratação a cada 15 ou 20 dias, os cabelos crespos devem, preferencialmente, ser hidratados semanalmente.

Use boas máscaras com aminoácidos do trigo, óleo de buriti ou  manteiga de karité na composição.

Outros bons ingredientes são a mameleuca, o colágeno, a elastina, ceramidas e vitamina E, que ajudam a repor os nutrientes perdidos e combatem as indesejáveis pontas duplas.

Eventualmente, faça hidratações mais profundas no salão de beleza. Assim você vai ficar livre do ressecamento e falta de brilho, além de fortalecer os fios. Fica a dica!

Além das máscaras, é indispensável ressaltar a importância do condicionador no processo de hidratação.

Esse produto hidrata e tem o papel de anular a tensão eletrostática presente nos fios, impedindo assim que os cabelos crespos fiquem arrepiados quando estiverem secos.

Controle o volume

Para conter o volume dos cabelos crespos no dia a dia, passe 3 gotas de óleo de queratina ou silicone nas madeixas ainda molhadas.

Remova o excesso de  umidade amassando os fios levemente com uma toalha. Depois, use difusor para obter um efeito bonito e natural.

Caso queira que o cabelo seque naturalmente, espalhe leave-in nos cabelos e use os dedos para desembaraçar e modelar.

Outro produto que pode ajudar a disciplinar os fios é o redutor de volume. Ele hidrata e doma a cabeleira, especialmente se tiver proteínas e aloe vera na fórmula.

Dê atenção ao corte

Cabelos crespos merecem atenção especial na hora do corte, que deve ser feito a cada três meses, em um salão de confiança.

O corte dos cabelos crespos precisa ser executado a seco, pois desse modo é possível verificar o resultado e o volume na hora.

Após o  corte, o mais indicado é que o profissional use um difusor para modelar os fios.

Você há de concordar que um bom corte de cabelo é uma arma poderosa contra o volume excessivo e ainda ajuda a remover pontas ressecadas e manter o penteado em dia.

O corte reto deve ser evitado nos cabelos crespos, pois com os fios todos no mesmo comprimento, a tendência é que as pontas fiquem muito armadas.

Um corte recomendado para essa textura de fio é o corte triangular, com mais volume nas extremidades do que na raiz.

Preserve a oleosidade natural dos fios

Para que o sebo natural que protege e fortalece os cabelos não seja eliminado completamente na lavagem, passe um pouco de óleo de silicone nos cabelos antes de lavá-lo.

A aplicação deve ser feita a partir de dois dedos da raiz. Depois disso, passe o shampoo e condicionador como de costume.

Não lave os cabelos todos os dias

Se você lavar os cabelos crespos todos os dias, provavelmente ele vai ficar ressecado e quebradiço.

Uma boa alternativa para mantê-los limpos e bem cuidados é alternar a lavagem convencional com a lavagem apenas com condicionador, isso se você não quiser abrir mão de molhar as madeixas diariamente.

Cumpre ressaltar que, quando você não for lavar os cabelos no banho, o ideal é proteger os fios da umidade que gera o frizz. Nada que uma touca plástica não resolva!

Acerte na hora de pentear

Tome cuidado para não acabar armando demais o cabelo ao penteá-lo a seco. O desembaraço deve ser feito cuidadosamente na lavagem, com os fios ainda molhados.

Para pentear, use pentes de dentes largos de madeira. Eles geram menos atrito e não agridem tanto os fios crespos.

Melhore a penteabilidade dos cabelos crespos usando um bom leave-in ou um creme sem enxágue.

Penteie sempre com suavidade, a fim de preservar a estrutura do cabelo e impedir que os fios se quebrem.

Alimente-se bem

Para ter cabelos crespos fortes e saudáveis, é fundamental adotar uma dieta balanceada, rica em vegetais frescos, proteínas e água.

Um cardápio rico ajuda a manter a vitalidade dos fios e o aspecto saudável. Inclua gorduras do bem na sua alimentação, como por exemplo, o abacate, o coco e o azeite.

Redobre os cuidados se os fios forem tingidos

Mulheres de cabelo crespo podem mudar a cor da cabeleira, desde que usem produtos de qualidade e realizem o procedimento químico com bons profissionais.

Nem todo tonalizante ou tintura resseca os fios mais crespos. Há produtos, inclusive, que ajudam a deixar os fios brilhantes e macios por conter ativos hidratantes, nutritivos e emolientes.

Lave os fios com água fria ou morna

Ao lavar os cabelos, evite a água quente demais. Nos cabelos oleosos, as altas temperaturas ativam ainda mais a produção das glândulas sebáceas.

Já nos cabelos crespos, a água muito quente resseca os fios ainda mais. De nada adiantará usar bons shampoos e cremes, se você utilizar água pelando na lavagem.

Infelizmente, nesse caso, as madeixas crespas possivelmente não responderão ao tratamento.

Massageie os fios durante a lavagem

A massagem no couro cabeludo também é necessária para manter a beleza e saúde dos cabelos crespos.

Ela proporciona uma melhor higienização e ainda estimula a produção de oleosidade natural para proteger os fios encrespados.

Modele os cabelos

Para produções mais poderosas, modele os cabelos conforme desejar. A modelação pode ser feita com os cabelos secos ao natural ou depois do uso de difusor.

Ótimos produtos para deixar os cabelos crespos lindos e incrivelmente modelados são os géis hidratantes com textura leve, sprays intensificadores de brilho, além de ativadores de cachos.

Cuidado com o excesso desses produtos. Eles podem fazer com que as madeixas fiquem com uma aparência ensebada, grudada no couro cabeludo, sem movimento e sem vida.

Livre-se do frizz

O frizz é um problema cabeludo, que só de pensar gera arrepios, né? Para se livrar desses temíveis fiozinhos arrepiados e ficar bela da raiz às pontas, basta usar um pouco de cera, silicone ou óleo capilar.

Primeiro coloque uma quantidade pequena na palma das mãos e depois distribua nos fios, do comprimento às pontas.

Aposte nos nutricosméticos

Os nutricosméticos também são grandes aliados da beleza, pois são produtos que nutrem o corpo e ajudam a conquistar pele, cabelos e unhas mais fortes e bonitos.

Cada cápsula de nutricosmético carrega em si ingredientes poderosos associados à alta tecnologia, com fórmulas especialmente desenvolvidas para deixar mulheres mais belas e confiantes, independentemente da textura de seus cabelos.

E aí, gostou das nossas dicas? Vai colocá-las em prática para manter seus cabelos crespos lindos, leves e soltos? Que outros truques você usa para controlar o volume, hidratar e potencializar o brilho das madeixas crespas?

Compartilhe suas experiências, opiniões e segredos de beleza conosco através dos comentários. Até a próxima e continue acompanhando as novidades do nosso blog!

 

4 comments on “16 dicas indispensáveis para quem tem cabelos crespos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>