cabelo ruivo ruiva

14 cuidados essenciais para quem tem cabelo ruivo

O cabelo ruivo, tanto natural quanto tingido, requer um cuidado enorme e constante. Veja como mantê-lo lindo e saúdável com 14 dicas incríveis!

Não é nenhuma novidade que mulheres gostam de estar sempre mudando o visual, e quando essa hora chega, tudo sempre começa pelo cabelo.

Por causa disso, acabamos vendo os mais diferentes tons desfilando por ai: loiros, platinados, morenos, rosas, azuis, roxos, coloridos, etc. Mas mesmo com essa enorme diversidade, não há dúvida sobre qual é o tom que mais chama atenção: o ruivo.

Você sabia que apenas 2% da população nasceu ruiva? Bom, é verdade! Isso acontece porque esse tom meio avermelhado é na verdade fruto de uma mutação na melanocortina, responsável por produzir a melanina que determina a pigmentação da pele e dos outros pelos do nosso corpo.

Felizmente, não é totalmente necessário ter nascido ruiva para poder ter os famosos cabelos cor de fogo, existem outras maneiras.

Além de chamar atenção, o ruivo é visto como diferente e sexy e, por isso, cada vez mais mulheres vão em busca de formas para ficar mais ou totalmente ruivas. Mas nem tudo é tão simples assim, pois o cabelo ruivo, tanto natural quanto tingido, requer um cuidado enorme e constante.

Como é mais sensível, se não for bem cuidado o cabelo ruivo vai se tornar desidratado, frágil e desbotado, adquirindo um aspecto seco e nada atraente.

Veja abaixo o que você deve fazer para manter os seus cabelos ruivos sempre bonitos e saudáveis:

Tenho cabelo ruivo natural, como devo cuidar dele?

Não é porque o cabelo é natural que não precisa de cuidados para estar sempre saudável. No caso dos cabelos ruivos naturais, isso se torna ainda mais relevante.

As madeixas ruivas pede os mesmos cuidados básicos que todo cabelo, como lavar bem, hidratar, cortas de meses em meses, etc. Mas existem alguns detalhes que podem deixar os seus cabelos mais fortes e bonitos.

Nunca lave em água quente

Esse é um cuidado que pode parecer bobo, mas na verdade é essencial para a saúde dos cabelos. A água com temperatura muito alta afeta os cabelos de diversas formas e nenhuma delas é boa.

  • A alta temperatura da água acaba tirando a primeira camada dos seus fios, responsável pela proteção, e assim eles ficam quebradiços e desidratados.
  • A água quente estimula as nossas glândulas sebáceas a produzirem mais sebo, deixando o cabelo oleoso na raiz, com aparência de sujo. Além disso, pode desacelerar o crescimento e aumentar a queda dos fios.
  • Por causa da temperatura excessiva, as cutículas dos fios ficam mais abertas e, como consequência, o cabelo fica mais áspero ao toque e sem brilho.
  • O seu cabelo vai ficar mais embaraçado que o normal, pois lavando-o com água quente os seus fios vão inchar.

Já percebeu que em salões de beleza o cabelo sempre é lavado com água fria? Isso não é feito aleatoriamente, e sim porque a temperatura baixa traz diversos benefícios para o cabelo, como:

  • Mais brilho: com a água fria as cutículas não se abrem e a superfície do fio fica plana, refletindo mais luz e fazendo com que o cabelo ganhe um aspecto mais brilhoso.
  • Estimula o crescimento natural do cabelo, pois acalma e hidrata o nosso couro cabeludo.
  • Evita o excesso de oleosidade e caspas, pois a caspa é gerada por fungos que se reproduzem com a umidade e o calor.

Não estamos dizendo que você tem que tomar banho sempre frio, mas que é bom maneirar na temperatura da água para colaborar com a saúde do seu cabelo ruivo.

Não lave o cabelo todos os dias

É claro que em algumas pessoas, lavar o cabelo todos dias acaba sendo necessário, como para quem pratica esportes diariamente, ou usa produtos pesados com gel e alguns cremes.

Mas, no geral, não é um hábito muito bom. Lavar todos os dias normalmente faz com que o cabelo resseque mais facilmente, pois retira a camada de hidratação natural dos fios, e, para os cabelos ruivos, isso é ainda mais perigoso.

O cabelo ruivo, mesmo natural, tem tendência a desbotar e perder brilho, e isso vai acontecer mais facilmente e rápido se for lavado todos os dias.

O ideal é tentar uma frequência que deixe os seus cabelos saudáveis, mas não acumule sujeira, como lavar um dia sim e no outro não.

Use produtos específicos para cabelos ruivos

Os produtos aplicados no seu cabelo podem ser a razão da beleza dos seus fios — ou pode ser fatal.

No caso dos cabelos ruivos, é sempre indicado usar shampoo e condicionar que sejam específicos para esse tipo de tom, pois eles são compostos por agentes que estimulam os pigmentos dos fios, diminuindo o desbotamento e proporcionando mais hidratação e nutrição.

Hidrate sempre

Além de tomar atitudes para manter a hidratação natural do seu cabelo, é necessário sempre fazer hidratações mais profundas. Elas são essenciais para manter o seu cabelo ruivo cheio de vida, macio e brilhoso.

Além disso, as hidratações ajudam a diminuir o frizz e a domar o cabelo para que ele fique mais comportado e naturalmente bonito.

Invista em shampoo tonalizante

O shampoo tonalizante é um ótimo agente para combater o desbotamento natural dos cabelos ruivos.

Você pode dar um banho com um shampoo desse tipo em média uma vez por semana, sempre escolhendo um que seja de um tom parecido com o seu natural. Ele vai ativar os pigmentos do ruivo, deixando a cor mais intensa e com mais brilho.

Use protetor solar para os cabelos

Quando fica muito tempo exposto ao sol, o cabelo ruivo acaba sofrendo alterações, pois os raios ultravioletas entram em contato com os pigmentos presentes nos fios e os oxidam, mudando a cor natural dos fios.

Para evitar que o seu cabelo fique com um aspecto esverdeado ou mais alaranjado e áspero, você pode usar um protetor solar para cabelos.

Esse produto é facilmente encontrado em salões, lojas e farmácias e você deve buscar um que tenha um fator de proteção solar (FPS) alto.

Quero ser ruiva, por onde devo começar?

Na busca pelo cabelo perfeito, muitas mulheres pensam em adotar o ruivo, mas têm dúvidas e não sabem por onde devem começar.

Entenda os 3 principais passos para quem quer se tornar uma ruiva:

Tenha certeza de que o seu cabelo está saudável

Para que a transformação possa ser feita da melhor maneira possível, o seu cabelo tem que estar saudável. Se ele estiver fraco e danificado, a tintura só vai piorar a situação.

Para evitar isso, busque fazer hidratações com uma frequência maior antes de tingir, use um protetor térmico antes de fazer escova ou chapinha e sempre finalize com algum produto à base de silicone.

Além disso, corte as pontinhas para tirar o que estiver mais seco e melhorar o aspecto do cabelo.

Escolha o tom certo para você

Será que toda mulher pode virar ruiva? A resposta para isso depende mais de você, na verdade.

Existe uma diversidade enorme de cores e tons dentro da cartela de ruivo e você deve buscar aquela que mais forma um equilíbrio entre o seu cabelo e o seu tom de pele.

Para quem tem a pele mais clarinha a escolha é mais fácil, pois os tons de ruivo costumam se adaptar melhor. Mas mesmo para as mais morenas, existem cores perfeitas.

Mude com cuidado e aos poucos

É normal que depois de ter o tom escolhido a gente queira correr e fazer a mudança de uma vez, mas nem sempre isso vai ser bom para o cabelo.

O mais seguro é buscar um profissional e fazer um diagnóstico dos seus fios para entender qual vai ser o melhor processo para mudá-los para o ruivo.

Se você escolher fazer a mudança em casa, faça por etapas. Normalmente, se insistirmos em deixar a cor muito intensa de uma vez só, isso vai danificar demais os fios.

O melhor é ir tingindo aos poucos e até chegar na cor que você quer, assim você vai evitar danos maiores ao cabelo.

Tenho cabelos ruivos tingidos, como devo cuidar?

Para quem tem os cabelos tingidos, devem ser levados em conta os cuidados básicos de um cabelo ruivo natural (já citados acima) e mais alguns passos especiais que vão ajudar a manter a saúde e o tom dos seus fios.

Não lave todos os dias

Da mesma forma que para cabelos naturais, é sempre bom evitar lavar o cabelo todos os dias. Mas no caso de um cabelo ruivo tingido, isso é um hábito ainda mais fundamental.

Lavando o cabelo todos os dias você não vai estar só colaborando para o ressecamento dos seus fios, mas também aumentando muito a velocidade com que o seu cabelo vai desbotar.

Dessa forma, você vai precisar retocar a cor com uma frequência maior e, assim, aumentar o contato do seu cabelo com químicas, danificando-o mais.

Hidrate semanalmente (pelo menos!)

Como para manter a cor dos cabelos ruivos são necessários vários processos e pinturas, o cabelo fica muito mais tempo exposto a químicas e isso desidrata, danifica e enfraquece-o.

Para tentar evitar isso, as mulheres que têm o cabelo ruivo tingido devem hidratar o cabelo semanalmente.

Se você não pode ou não quer ter que ir ao salão toda semana, isso pode ser feito em casa, com o uso, por exemplo, de ampolas de hidratação e máscaras hidratantes.

Existem vários tipos de produtos com diversas funcionalidades e a forma mais fácil de achar o que causará melhores respostas do seu cabelo é testando, sempre intercalando um produto de hidratação e um de reconstrução para mantê-lo mais saudável por mais tempo.

Use os produtos certos

Para fazer com que a cor do seu cabelo fique mais bonita por mais tempo, é sempre bom usar produtos específicos para os tingidos e ruivos.

Eles têm os ativos necessários para intensificar a cor, selar os fios e aumentar o brilho do seu cabelo ruivo.

Devemos sempre nos lembrar de usar também um produto com protetor térmico antes de expor o nosso cabelo a altas temperaturas como de secadores e chapinhas.

Use um finalizador

Para evitar que os cabelos fiquem com um aspecto seco, áspero e quebradiço é sempre bom usar um finalizador à base de silicone nos cabelos limpos.

Esse tipo de produto vai ajudar a não deixar as cutículas dos fios abertas, além de melhorar bastante a hidratação do cabelo. Devemos usar esses finalizadores principalmente nas pontas do cabelo, parte que costuma estar seca com mais frequência.

Isso vai diminuir o frizz e dar um visual mais saudável para o seu cabelo ruivo.

Retoque a cor

Com o tempo e com as lavagens frequentes, o seu cabelo ruivo vai começar a ficar menos colorido e intenso, perdendo também o seu brilho. Para não deixar que isso aconteça você tem que retocar o tonalizante ou tintura de tempos em tempos.

Esse prazo costuma ser de 20 a 45 dias, dependendo do tom natural do seu cabelo. Você pode escolher retocar só a raiz e emulsionar a tinta nas pontas ou pintar todo o comprimento de forma mais uniforme, depende do efeito que você deseja para o seu cabelo.

De qualquer forma, o retoque da cor junto com a hidratação compõe o passo mais importante para a manutenção dos tons ruivos.

Se você está pensando em adotar o ruivo para os seus cabelos, mas estava com dúvidas, essas dicas com certeza vão te ajudar.

Elas vão fazer não só com que o seu tom de ruivo se mantenha bonito, mas que o seu cabelo todo se torne mais forte e hidratado, facilitando qualquer tratamento ou futura mudança.

Ter cabelo ruivo é sim um desafio e requer cuidados diários, mas o resultado sempre vale a pena.

Foi o tom mais pedido nos salões em 2015 e está presente em todas listas de tendências para 2016.

O cabelo ruivo é um aliado das fashionistas do mundo inteiro, pois funciona como um acessório a mais, compondo qualquer look de maneira perfeita.

É uma cor que vai fazer qualquer mulher se sentir mais bonita, sensual e estilosa. Apenas siga os passos que a gente contou nesse artigo e o seu cabelo ruivo vai estar sempre intenso, lindo, saudável e forte!

Quer saber ainda mais dicas como essas? Curta nossa página no Facebook e fique por dentro!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>