bronzeado

Os melhores alimentos para te ajudar a ter o bronzeado perfeito

Para ter um bronzeado perfeito, não basta tomar sol e usar protetores e bronzeadores. É preciso cuidar da pele de dentro para fora! Veja como!

Que mulher não gosta de uma pele bonita e bronzeada?

Mas, considerando o estrago que a exposição solar excessiva pode causar na sua saúde e (na beleza da sua pele), é importante saber como ter o bronzeado perfeito sem se arriscar.

Vários fatores influenciam no resultado: o cuidado com a hidratação, o uso de bronzeadores e protetores solares e, claro, a alimentação.

Uma alimentação equilibrada é a chave para que sua pele fique pronta para receber a cor que você deseja.

Quer saber como fazer isso? Confira abaixo!

Betacaroteno

Os alimentos laranjas ou amarelos têm uma característica nutricional em comum: a grande concentração de betacaroteno.

Este pigmento originário dos carotenoides é um dos precursores da vitamina A no organismo humano. Além de sua ação antioxidante, que protege a pele dos radicais livres, ele também aumenta a produção de melanina, que dá a coloração à nossa pele.

Mas atenção: apesar de parecer o nutriente dos sonhos, é preciso cuidado com seu consumo exagerado, que pode causar manchas amareladas pelo corpo.

O betacaroteno pode ser encontrado em alimentos como mamão, cenoura e manga, entre vários outros.

Licopeno

Você já deve ter ouvido falar do licopeno.

Este nutriente é encontrado em grande concentração nos tomates, e é um poderoso antioxidante, que protege o contra desenvolvimento de alguns tipos de câncer, como o de mama, cólon e próstata.

Para o bronzeado, o licopeno ajuda na melhora da qualidade da pele, deixando-a mais jovem e sedosa para receber a ação do sol.

Vitamina C

É impossível manter a pele saudável e jovem sem a proteção dos antioxidantes, que combatem a ação de radicais livres produzidos pelo contato do sol com a pele.

A vitamina C, encontrada em frutas cítricas e em especial na laranja, no abacaxi, na acerola e no goji berry, tem este papel protetor, influenciando diretamente na qualidade da pele a longo prazo, reduzindo os efeitos nocivos do sol.

Vitamina E

A ação antioxidante da vitamina C e do licopeno contra os radicais livres produzidos pelo sol, são complementadas pela vitamina E, encontrada principalmente nas oleaginosas (nozes, amêndoa, castanha-do-pará, etc), no azeite e em óleos vegetais.

Além disso, ela também aumenta a qualidade visual da pele, mantendo o aspecto jovem e brilhante.

Zinco

Peles jovens são mais brilhantes e elásticas, e são capazes de receber melhor a ação dos raios solares no seu tecido.

Um dos segredos da elasticidade da pele é o consumo adequado de zinco, que tem participação na formação de elastina e colágeno, duas substâncias responsáveis por melhorar este aspecto da pele.

O zinco é encontrado em abundância em cereais integrais e leguminosas.

Hidratação correta: a chave para o bronzeado perfeito

O bronzeado é, por si só, um processo de desidratação natural das células da pele.

Por isso, é importante estar sempre atento à hidratação antes, durante e depois do bronzeado, garantindo que as células estejam sempre com uma quantidade de água saudável.

Uma pele desidratada não vai somente afetar a qualidade do seu bronzeado, mas também deixá-la com o aspecto mais envelhecido e menos elástico com o passar dos dias.

Nunca se esqueça de ingerir pelo menos cerca de dois litros de água por dia!

 

Alimentação equilibrada

Nenhum alimento ou nutriente é capaz de, sozinho, melhorar a qualidade da pele ou do seu bronzeado.

O segredo para ficar com a cor desejada, logo após um período de praia ou piscina, é manter uma alimentação equilibrada, que garanta a ingestão de todos os grupos alimentares.

Só assim você estará com a pele pronta para não sofrer com a ação dos raios solares, e sim para utilizá-los a seu favor!

 

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