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Os alimentos mais eficientes na regeneração da pele

Conheça alimentos que auxiliam no processo de regeneração da pele, fundamentais na cicatrização de ferimentos, queimaduras de sol e vários outros problemas.

Alguns alimentos têm propriedades que auxiliam no processo de regeneração da pele – fundamental na cicatrização de ferimentos e cortes, queimaduras de sol, entre vários outros problemas. São os chamados cicatrizantes naturais.

Este tipo de informação é importante para evitar que pequenos acidentes não se transformem em grandes problemas, com marcas para o resto da vida.

Um processo de cicatrização comprometido – seja após uma exposição solar excessiva, após um procedimento cirúrgico ou depois de acidente que culminou em um pequeno corte – pode deixar marca para sempre.

Se você der ao seu corpo as substâncias que ele precisa para promover a regeneração da pele de maneira adequada, é possível evitar o problema.

Alimentos que são fontes de proteína, como carne, peixes e ovos, e também os que contêm vitamina K, ajudam nos processos de cicatrização, e a explicação é simples: esses nutrientes beneficiam a coagulação sanguínea.

Outros alimentos, como a abóbora e a cenoura, ricos em vitamina A e C; o fígado bovino, fonte de ferro; e as castanhas, ricas em zinco, também têm função cicatrizante e ajudam a renovar a pele.

As proteínas são importantes pois participam do processo de cicatrização desempenhando funções como a constituição do colágeno, remodelagem da ferida e resposta imunológica; já os carboidratos fornecem energia para as atividades de células que participam da defesa no nosso organismo e fechamento da ferida.

Os lipídios (gorduras) também contribuem para a cicatrização. Eles fornecem energia, originam substâncias pró e anti-inflamatórias e compõem as estruturas das células que formarão a nova pele.

As duas fases do processo de cicatrização

No início do processo de cicatrização, a utilização de substâncias anti-inflamatórias e antioxidantes é essencial.

No primeiro grupo, estão os alimentos ricos em ômega-3 (peixes de águas frias, como salmão, atum, sardinha, arenque; frutos secos oleaginosos, como nozes, castanhas, macadâmia, linhaça e chia; e vegetais folhosos verdes-escuros) e substâncias bioativas encontradas em alimentos como chá verde, alho, aveia, vegetais crucíferos, soja e tomates.

Importantes compostos antioxidantes, por sua vez, podem ser obtidos pela ingestão do açafrão (ou cúrcuma, que também é anti-inflamatório), azeite de oliva extra-virgem, frutas cítricas (limão, laranja, goiaba, etc.), frutas vermelhas (amora, mirtilo, cereja, açaí, etc.), uvas roxas com sementes e cacau.

Quando o período de cicatrização já estiver em andamento, o ideal é evitar alimentos com maior quantidade de sódio e gordura (carne de porco, embutidos, enlatados, molhos prontos, queijos muito amarelos, gorduras em excesso e frutos do mar, entre outros).

As substâncias – e os alimentos – que seu corpo precisa:

Proteínas: ajudam na formação do tecido epitelial (ovo, carnes magras)

Ômega 3: diminuem o processo de inflamação (atum, sardinha, chia, salmão)

Vitamina K: melhoram a coagulação e favorecem cicatrização (brócolis, aspargos, espinafre)

Ferro: auxiliam no transporte de sangue e diminuem hemorragia (feijão, lentilha)

Valina: ajudam na regeneração tecidual (castanha do pará, berinjela)

Vitamina E: antioxidante importante para formação epitelial (semente de girassol, amendoim)

Vitamina A: diminuem inflamação (cenoura, tomate, beterraba)

 

 

One comment on “Os alimentos mais eficientes na regeneração da pele

  • Tânia José Cordeiro says:

    Parabéns a TD da equipe pelo excelente trabalho informativo e esclarecedor postado.
    Obrigada !

    Reply

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