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Como as atividades físicas podem colaborar na saúde da pele

A prática regular de atividades físicas melhora não só a saúde física e mental, como ainda pode favorecer a beleza e a saúde da sua pele. Veja como!

A cada dia mais pessoas se tornam adeptas da prática de exercícios físicos e confiam cada vez mais nos seus benefícios para a saúde e para uma vida mais tranquila e feliz.

A prática regular de atividades físicas melhora não só a saúde física e mental, como ainda pode favorecer a beleza!

Você sabia que praticar exercícios pode ajudar a ter uma pele mais firme, bonita e saudável?

Benefícios das atividades físicas para a pele

Retarda o envelhecimento

Ao exercitar o corpo, os benefícios vão muito além da melhora do humor e da saúde. Praticar exercícios físicos também faz com que a sua pele retarde o processo de envelhecimento.

Portanto, quanto mais você se mexer e praticar esportes, menos frágil sua pele se torna, e menos rugas você vai ter.

É claro que o processo de envelhecimento da pele acontece com todo mundo, e é inevitável. Mas é possível se manter com o aspecto mais jovem por mais tempo, principalmente cuidando da sua alimentação e praticando atividades físicas regularmente.

A descoberta dos benefícios da atividade física para o rejuvenescimento da pele é recente. Mas, além de se exercitar, é importante tomar outros cuidados para mantê-la saudável e com um aspecto jovem.

Contribui para a proteção do corpo

A maioria das pessoas se preocupa mais com a flacidez e o câncer de pele do que com o envelhecimento – o que é compreensível, já que o último é inevitável, ao menos em algum momento da vida.

No entanto, em todos esses casos, os principais vilões da cútis são a exposição excessiva ao sol e o sedentarismo.

É muito importante ter cuidado com a saúde da pele, porque é ela que está sempre exposta aos fatores ambientais — como o sol, a poeira e poluição e às situações climáticas, por exemplo.

É a pele o órgão responsável por regular a temperatura do nosso corpo, além de protegê-lo do meio ambiente, de infecções e desidratação.

Com toda essa exposição, fica claro a necessidade de se ter um cuidado especial para manter a saúde da nossa pele. É uma questão muito mais profunda do que somente relacionada à estética. Portanto limpe, hidrate, esfolie e a proteja sempre. E também pratique exercícios!

Ajuda na oxigenação

Os exercícios físicos ajudam a combater o envelhecimento da pele, mas vão muito além disso. A utilização do oxigênio, por meio de exercícios aeróbicos, por exemplo, ajuda na sua nutrição.

A melhor oxigenação na pele garante uma cor melhor, uma textura mais saudável, além de fazer com que se reduzam os riscos de problemas de saúde nessa área do corpo.

Contribui para a abertura dos poros

Quando praticamos atividades físicas, não oferecemos à pele somente uma maior oxigenação, mas também eliminamos no suor muitas células mortas, além de outras impurezas e sujeiras.

Então, ao transpirar e eliminar tudo isso nada mais é do que uma forma de esfoliação natural.

Os poros ficam mais abertos e descobertos com a atividade física, provocando a liberação de suor, e com ele toxinas são eliminadas, evitando o surgimento de acnes e outros problemas dermatológicos, por exemplo.

Ajuda a deixar a pele fica mais firme e tonificada

Mais benefícios! Com a prática de atividades físicas regulares, as estruturas da pele se tornam mais firmes, reduzindo a incidência de flacidez e as tão temidas rugas.

Isso acontece porque, com a atividade física, o colágeno e a elastina são renovados constantemente na sua pele, deixando-a mais firme e elástica.

Isso é ótimo, pois a pele fica mais resistente a mudanças, principalmente com o ganho ou perda de peso.

Alguns cuidados a serem tomados com a pele

Em primeiro lugar, certifique-se de que a sua pele está limpa antes de começar qualquer exercício físico.

Isso porque ela precisa estar pronta para a eliminação dos resíduos e toxinas. Além disso, tome muito líquido antes, durante e após os exercícios. Água faz um bem enorme à pele!

Depois de praticar suas atividades, retire as roupas úmidas imediatamente, pois assim você não favorece a permanência de algumas impurezas sobre a sua pele, favorável para as bactérias.

Tome um banho bem relaxante!

Muita gente prefere trocar a academia por praticar exercícios físicos ao ar livre.

Isso é ótimo! Porém, é preciso tomar bastante cuidado, já que a sua pele está muito mais exposta ao ambiente, à poluição e ao clima.

O sol é o principal vilão da história! Sem a devida proteção, você pode ter queimaduras, causar o envelhecimento precoce da pele, manchas e até mesmo desenvolver um câncer na sua cútis.

Portanto, nunca deixe de utilizar filtro solar, roupas adequadas para os exercícios, além de se lembrar de usar chapéu, óculos de sol e beber muita água. Hidratar-se é fundamental!

Procure também praticar atividades físicas nos horários em que o sol está menos agressivo, como antes das 10 horas da manhã e depois das 17 horas da tarde.

As melhores atividades físicas para a saúde da pele

É um pouco difícil dizer qual exercício físico é melhor para que você mantenha a pele sempre saudável. Todos são ótimos! O que vai pesar na escolha é o seu gosto e disponibilidade de horários e locais, por exemplo.

Muita gente prefere a boa e velha caminhada. Alguns vão mais além e praticam a corrida, tanto ao ar livre quanto na esteira.

A academia oferece uma grande quantidade de opções para todos os tipos de pessoas, desde a musculação até aulas de dança, jump, lutas e treinamentos mais funcionais.

Então, escolha o que mais tem a ver com você, e cuide sempre para que sua pele esteja preparada para se exercitar e, é claro, não se esqueça da alimentação!

Com todas essas dicas, você poderá cuidar da sua pele de uma forma muito mais prática e garantir todos os seus benefícios.

Além de perder peso e cuidar da saúde física e mental, a sua pele também agradece!

 

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