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Cálcio e os benefícios para a saúde da mulher

Cálcio é um mineral essencial para a saúde de todos, e traz inúmeros benefícios principalmente na vida da mulher. Descubra quais são eles!

O Cálcio é um mineral essencial que participa de diversas funções no organismo, como na contração muscular, coagulação sanguínea, regulação do metabolismo, transmissão de impulsos nervosos, formação dos ossos e dentes, entre outros.

A densidade mineral óssea começa a diminuir gradualmente, em ambos os sexos, por volta dos 40 anos de idade, mas essa perda óssea aumenta em mulheres após os 45 anos ou depois da menopausa, ocorrendo na taxa de 1% a 2% ao ano durante a próxima década.

Esta perda de massa óssea é o resultado de mudanças nos mecanismos hormonais que controlam o remodelamento ósseo.

Porém, além de ser essencial para a manutenção da estrutura óssea, o cálcio pode modular a tendência a ganho de peso que as mulheres apresentam na pós-menopausa, regulando os níveis de estrogênio ligados a variações hormonais que ocorrem na TPM, por exemplo.

Por isso, o consumo deste mineral para as mulheres se torna ainda mais importante e indispensável.

Saiba mais sobre todos os detalhes, benefícios e a importância deste mineral na saúde das mulheres!

  • Osteoporose

A osteoporose é a diminuição da massa óssea. Uma doença multifatorial que envolve o prejuízo do metabolismo e da função da vitamina D, muitas vezes associados a baixas ou reduzidas concentrações de estrógeno.

É motivo de preocupação pois é a doença óssea mais comum entre as mulheres na pós-menopausa. Isso porque na menopausa os ovários deixam de produzir estrógeno – hormônio importante para a produção de cálcio – sendo inevitável uma perda de massa óssea em decorrência da queda dos níveis de estrógeno.

Também pode ocorrer em mulheres jovens, principalmente aquelas que têm o ciclo de menstruação interrompido por algum motivo.

O desenvolvimento da osteoporose pode ser minimizado pelo suprimento de quantidades adequadas de nutrientes ao longo do ciclo de vida.

O Cálcio, como já dito, é fundamental para a manutenção óssea e a vitamina D auxilia na absorção do mineral.

  • Obesidade

A falta de cálcio no organismo aumenta as probabilidades do acúmulo de gordura e desenvolvimento de obesidade.

Já uma dieta rica nesse mineral pode aumentar a lipólise e inibir a lipogênese, o que favorece a perda de peso e gordura corporal.

Além disso, o Cálcio também pode aumentar a temperatura corporal central, auxiliando ainda mais no processo de perda de peso corporal.

Todos estes benefícios foram descritos em estudos, como neste publicado em 2005.

O estudo ainda apontou que o Cálcio provindo de produtos lácteos parece ter mais impacto do que o cálcio dos suplementos dietéticos.

As proteínas do leite possuem substâncias bioativas que também podem atuar em conjunto com o mineral no metabolismo das gorduras.

  • TPM (Tensão Pré Menstrual)

Uma dieta rica em cálcio e vitamina D pode contribuir para diminuição da Tensão Pré-Menstrual.

Um estudo publicado em 2009, mostrou que o grupo de mulheres que recebeu suplementação de Cálcio (500 mg de carbonato de cálcio), apresentou uma menor alteração no apetite, melhora dos sintomas da depressão, redução de cansaço e outros causados pela TPM.

Outros estudos também associam a deficiência do mineral com a ocorrência dos sintomas da TPM, bem como a redução dos mesmo quando há uma alta ingestão de Cálcio.

  • Gravidez

A carência de Cálcio é muito comum entre as gestantes e está relacionado a um maior risco de hipertensão arterial, pré-eclampsia e eclampsia – principais causas específicas de morte materna no Brasil.

Além disso, o Cálcio é necessário para o desenvolvimento ósseo, dental e muscular do bebê.

Recomendação de Cálcio para mulheres

Mulheres de 19 à 50 anos de idade: 1000mg por dia

Mulheres com mais de 50 anos de idade: 1200mg por dia

Para gestantes, a recomendação é diferente:

Gestantes com menos de 18 anos de idade: 1300mg por dia

Gestantes com 19 anos de idade ou mais: 1000mg por dia

Fontes de Cálcio

As principais fontes de Cálcio são os leites e seus derivados. Porém, outras fontes são: vegetais verde escuros (couve, brócolis, espinafre, quiabo, agrião, repolho, folhas de nabo e mostarda) peixes (sardinha, atum e o salmão), mariscos, tofu (queijo de soja), leguminosas (lentilha, ervilha, soja), semente de gergelim e nozes.

Vale lembrar que, a vitamina D é fundamental para absorção de Cálcio!

Por isso, desde cedo o consumo deste mineral é de extrema importância, principalmente na vida das mulheres.

Desse jeito você garante uma vida muito mais saudável!

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