chá

Chá de lavanda e seus benefícios para saúde

A Lavanda é um ótimo aroma para cremes e cosméticos, mas você sabia que o chá dela é ótimo para combater a insônia e muitas outras doenças? Confira!

Não há companhia melhor para um dia frio que uma xícara de chá. Mas você já experimentou o chá de lavanda? Acredite, além de deliciosa esse chá trás inúmeros benefícios para a sua saúde!

O cultivo da flor de lavanda é bem comum na região mediterrânea, principalmente no sul da França onde exibem campos de lavandas incríveis.

Aqui no Brasil, a lavanda é cultivada em algumas cidades onde há temperatura favorável, como no sul do país, e a flor seca, usada no chá, pode ser encontrada em casas de ervas.

Devido ao seu aroma suave e agradável, a lavanda é fortemente utilizada como fragrâncias de cosméticos e produtos de limpeza.

O que poucas pessoas sabem é que suas propriedades causam muitos benefícios para a saúde, dentre eles o combate à insônia e ao estresse.

Seus princípios ativos são a cumarina, taninos, princípio amargo, saponinas, e óleo volátil, principais responsáveis pelos benefícios que a ingestão e uso dessa flor oferece.

Com ação expectorante, o chá de lavanda pode ser consumido na intenção de combater várias doenças respiratórias, como asma e bronquite.

Além de todos os benefícios citados acima, o chá ainda pode tratar problemas gastrointestinais, e até ameniza aquele inchaço chato da barriga.

Mas para te convencer ainda mais que a lavanda não é boa apenas como aroma de perfume, confira a lista abaixo das inúmeras propriedades que a flor possui:

  • Analgésica.
  • Antisséptica.
  • Antiemética.
  • Antiespasmódica.
  • Anti-inflamatória.
  • Calmante.
  • Carminativa.
  • Cicatrizante.

Por isso, aproveitando que o inverno está chegando, e que as temperaturas mais baixas despertam uma vontade maior de tomar chá, separamos 4 maneiras para você fazer um chá de lavanda e se deliciar embaixo das cobertas.

Confira!

Chá de Lavanda com Mel

2 Colheres de sopa de Lavanda seca picada

4 xícaras de água

Mel a gosto

Fazer a infusão do chá na água fervente, e depois adoçar com mel.

Chá de Lavanda com casca de Laranja

2 Colheres de sopa de Lavanda seca picada

Cascas de 1 laranja

Canela em pau

Fazer a infusão do chá de lavanda na água fervente, adicionando a canela e pau e as cascas de laranja.

Chá de Lavanda com Erva-cidreira

1 colher de sopa de Lavanda Seca Picada

3 ramos picados de Capim Cidreira

Fazer a infusão das ervas com água fervente por 5 minutos.

Chá de Lavanda com Gengibre

2 Colheres de sopa de Lavanda seca picada

1 Colher de sopa de Gengibre ralado

Fazer a infusão da Lavanda na água fervente, desligue o fogo e adicione o Gengibre.

Agora é só escolher seu sabor favorito, e aproveitar o friozinho para se aquecer!

Leia Mais: SUCO DETOX: 3 RECEITAS PARA INCLUIR NA SUA DIETA

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>