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Chocolate: quais fazem bem à sua saúde, e quais evitar!

Chocolate foi taxado por muito tempo como o vilão das dietas, mas se você é apaixonada por ele, saiba que alguns tipos fazem muito bem à saúde, confira!

O chocolate foi tido por muito tempo como o grande vilão das dietas e um alimento que não traz nenhum benefício à nossa saúde, mas isso não é 100% verdade.

Na verdade, se consumido na medida certa, chocolates com grande concentração de cacau podem fazer muito bem para a sua saúde.

Confira os tipos de chocolate e qual é o mais saudável antes de comer uma barra inteira e se arrepender depois:

Tipos de chocolate

Amargo: composto por sementes de cacau, um mínimo de manteiga de cacau, pouco açúcar e sem adição de leite. Seu sabor amargo se deve à maior quantidade de massa de cacau, que compõe no mínimo 70% do produto.

Meio amargo: contém uma concentração que varia, normalmente, de 50 à 70% de cacau e outros ingredientes do chocolate ao leite.

Ao leite: contém licor e manteiga de cacau, açúcar, leite, leite em pó ou leite condensado. Possui menor teor de cacau entre 36% e 46%. Por conter uma maior quantidade de açúcar, tem um valor calórico do que o chocolate amargo.

Branco: o cacau não faz parte da fórmula desse alimento. Em sua receita contém leite, açúcar, manteiga de cacau e lecitina. Por isso, é o tipo de chocolate que, normalmente, possui maior valor calórico e teor de gordura.

Como o chocolate pode fazer bem?

A diferença básica entre os chocolates é a concentração de cacau que cada um deles possui e é isso que vai te mostrar quão saudável um tipo pode ser em relação ao outros.

Os benefícios do chocolate estão ligados à presença de cacau! É este fruto que possui inúmeras propriedades nutricionais e vai trazer os benefícios à nossa saúde. Ou seja, quanto mais cacau o chocolate tiver, mais benefícios à saúde e saudável ele vai ser!

O cacau é rico em flavonoides – potente antioxidante. Para se ter uma ideia, o cacau encontra-se no topo da lista ORAC (Oxygen Radical Absorbance Capacity), índice que demonstra a capacidade antioxidante em alimentos.

Por conta dessa ação antioxidante é que temos os principais benefícios do cacau – para a saúde e a beleza!

  • Para a saúde:

Os antioxidantes são muito importantes na nossa alimentação, eles neutralizam os radicais, ou seja, previne o envelhecimento precoce, a formação de placas de gordura nos vasos sanguíneos e ajuda a reduzir o colesterol ruim, prevenindo doenças cardiovasculares.

Uma pesquisa publicada no American Journal of Clinical Nutrition mostrou que indivíduos que consumiram chocolate escuro tiveram maior sensibilidade e menor resistência à insulina, em comparação com aqueles que comiam quantidades iguais de chocolate branco.

  • Para a beleza:

O cacau apresenta propriedades fotoprotetoras e hidratantes ao tecido cutâneo, também por sua ação antioxidante.

Os antioxidantes neutralizam os radicais livres induzidos pela exposição solar e previne seus malefícios à pele, como envelhecimento, aparecimento de rugas, flacidez dérmica, manchas, etc.

Além disso, os flavonóides aumentam a circulação sanguínea do tecido cutâneo, melhorando sua nutrição, densidade e hidratação da pele.

Este fruto também é rico em um aminoácido chamado L-Triptofano, que estimula a produção de serotonina, neurotransmissor responsável pelo controle de apetite, principalmente, por doces.

Logo, o chocolate não precisa ser cheio de açúcar para tirar sua vontade de doce, precisa ter bastante cacau.

Além disso, L-Triptofano também é responsável pela sensação de bem-estar e, por isso, também ajuda a reduzir os sintomas da TPM.

O quanto deve e posso comer de chocolate por dia?

Para começar, quanto mais cacau tiver o chocolate, melhor! Hoje já é possível encontrar no mercado opções com 90% ou mais de cacau.

Um pedaço pequeno de chocolate (30g), com 70% de cacau ou mais já uma uma opção mais saudável e prazerosa para aqueles que não deixam de comer diariamente.

O cacau em pó também é a melhor opção na utilização em receitas de bolo, biscoitos, bebidas ou ainda combinado à frutas.

Graças a todos esses benefícios você pode comer chocolate sem culpa, desde que com moderação!

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