colageno

Colágeno: o que é essa substância e quando deve ser consumida?

O colágeno é uma substância extremamente importante para manter a firmeza e a beleza da pele. Saiba mais sobre ela e como não sofrer com a sua falta!

O colágeno é uma substância extremamente importante para manter a firmeza e a beleza da pele.

Trata-se de uma proteína que dá estrutura, firmeza e elasticidade à pele, e que é produzida naturalmente pelo corpo, mas que pode ser encontrada em alimentos, produtos industrializados como cosméticos ou suplementos alimentares em cápsulas ou pó.

O colágeno é essencial para manter as células da pele firmes e unidas, sendo não só importante para a pele mas também para outros tecidos, como os músculos, os ligamentos, os tendões e as articulações.

A produção e concentração do colágeno produzido naturalmente, diminui com o passar do tempo, conforme você envelhece. Por isso, é importante fazer essa reposição.

Mas como fazer isso?

Confira tudo sobre essa substância, aí embaixo!

O que é colágeno

O colágeno é uma proteína fundamental na constituição do tecido conjuntivo e representa aproximadamente 25% do total de proteínas do organismo.

Ele está presente nas articulações, no cabelo e na pele. Suas principais funções são dar firmeza à pele e suporte às cartilagens e estruturas do corpo que não necessitam de sustentação óssea.

Como é perdido

Essa proteína é produzida naturalmente pelo organismo desde o nascimento.

Com o passar do tempo e a proximidade da maturidade, há uma deficiência de colágeno.

Esse problema pode ser identificado através do aumento da fragilidade óssea e articular, diminuição da elasticidade cutânea, além do surgimento de rugas. A boa notícia é que dá para repor o colágeno perdido por meio de medidas simples.

Alimentação

A forma mais indicada pelos nutricionistas para repor a substância é investir em uma alimentação balanceada, rica em proteínas de origem animal, como o peixe, o frango e a carne vermelha.

Alimentos como gelatina, frutas ricas em vitamina C, oleaginosas, azeite de oliva e laticínios também são coadjuvantes na reposição do colágeno.

Apesar da alimentação ser importante na reposição de colágeno, a partir dos 30 anos pode ser mais efetivo investir também em suplementação orientada por profissionais.

Em pó

O colágeno em pó, também conhecido como hidrolisado, pode ser encontrado em pequenas ou grandes porções.

O grande benefício desse tipo de colágeno é que ele auxilia no processo de hidrólise, ou seja, ele quebra as moléculas de proteína e isso faz com que ele seja absorvido melhor e mais rápido pelo organismo.

Essa opção também é extremamente versátil, pois pode ser misturada com sucos, água ou vitaminas.

Cápsulas 

Para quem busca um consumo prático desta substância, as cápsulas são a melhor pedida, já que podem ser levadas para qualquer lugar.

O único inconveniente é que apesar da base da cápsula também ser de colágeno hidrolisado, a absorção da proteína é bem menor do que no caso do pó.

Balas

As balas de colágeno são doces e contam com aroma e sabor de frutas, o que torna o consumo mais prazeroso.

A consistência lembra a de uma bala de goma. Além de dar firmeza à pele, as balas aumentam a sensação de saciedade, uma vez que a digestão é lenta.

No mercado existem ainda as balas enriquecidas com fitoterápicos que diminuem o apetite e queimam carboidratos.

 

One comment on “Colágeno: o que é essa substância e quando deve ser consumida?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>