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Colágeno: principais alimentos que ajudam na redução das rugas

Com o passar dos anos, o organismo perde muito colágeno, um dos principais nutrientes para manter a pele firme. Saiba como evitar esse problema!

O colágeno é a principal proteína que o corpo necessita para combater as rugas e marcas de expressão que surgem com o tempo.

Uma das grandes preocupações das mulheres é o aparecimento de rugas, por isso, o número de tratamentos e intervenções que ajudam a melhorar a aparência da pele vem crescendo cada vez mais.

Mas é na própria alimentação que se encontra nutrientes que podem combater o envelhecimento na pele, e mantê-la com mais firmeza por mais tempo.

Principal proteína estrutural responsável pela resistência da pele e tecido conjuntivo, o colágeno, mantém a elasticidade e estrutura da pele, além de colaborar para a hidratação cutânea.

Entretanto, uma redução da produção do colágeno ocorre ao longo do tempo, principalmente a partir dos 30 anos, e consequentemente os sinais do envelhecimento começam a ficar evidente.

Quando o corpo para de fabricar o colágeno, o que acontece em muitas mulheres com o início da Menopausa, é de extrema importância consumir nutrientes e suplementos que ajudem seu organismo a produzi-lo.

Porém, o ideal é que esses alimentos ricos dessa proteína estejam presentes na sua alimentação desde cedo, com a finalidade de retardar o envelhecimento da sua pele.

Confira quais deles você deve consumir para prevenir o aparecimento das rugas!

Principais alimentos que ajudam na redução das rugas

Alimentos ricos em proteínas de alto valor biológico

As proteínas de alto valor biológico são, principalmente, proteínas de origem animal, como: carnes vermelhas, carnes de aves (frango), peixes, e clara de ovo. Porém, algumas fontes de proteína vegetal, como a soja, também possuem alto valor biológico.

Outras fontes de proteína vegetal também podem contribuir para produção de colágeno, mas essas devem ser consumidas em conjunto. Por exemplo: associar 2 ou mais proteínas de fonte vegetal, como feijão, ervilha, ou quinoa.

Gelatina

O consumo de gelatina pode estimular a produção de colágeno, já que é obtida através da quebra do mesmo presente nos ossos e tendões dos animais, principalmente bovinos.

Vitamina C

A vitamina C é essencial na produção de colágeno! Além disso, promove a formação de fibroblastos, secreção de células pró colágeno e outras substâncias envolvidas na reparação e regeneração do tecido, incluindo elastina, fibras, proteoglicanas e fibrinogênio.

Por isso invista em sucos de laranja e frutas cítricas sempre que possível.

Principais fontes de vitamina C: frutas cítricas (acerola, caju, goiaba, manga, laranja, abacaxi, maracujá, limão), tomate, pimentão e vegetais folhosos.

Colágeno hidrolisado

Essa é a fonte mais biodisponível, ou seja, que tem melhor absorção. O colágeno hidrolisado pode ser encontrado em suplementos alimentares em pó, cápsulas, ou balas. Esse tipo de colágeno é completamente absorvido pelo seu organismo, por isso é indicado tomar pequenas doses todos os dias para obter melhores resultados em todo o corpo, e principalmente na firmeza da pele.

Só tome cuidado com a  procedência dos produtos, a quantidade de colágeno por dose, os ingredientes na sua formulação, para ter certeza de que está ingerindo um produto de qualidade e que realmente irá trazer benefícios ao seu corpo.
Todos esses cuidados alimentares atrelados aos rituais de beleza que você já segue, e o uso contínuo de filtro solar são essenciais para garantir uma pele firme e bonita por muito mais tempo.

Leia mais: 6 DICAS E CUIDADOS ESSENCIAIS PARA A PELE NEGRA

 

4 comments on “Colágeno: principais alimentos que ajudam na redução das rugas

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