limpeza de pe

Saiba como fazer uma limpeza de pele caseira!

Pode não ser visível no espelho, mas nossa pele acumula sujeiras que interferem na saúde e na beleza. Veja como limpá-la sem precisar de esteticista!

Por mais que não se perceba de maneira aparente no espelho, a nossa pele realmente acumula muitas sujeiras que interferem na saúde e na beleza dela.

A pele, especialmente do rosto, está constantemente exposta e é bastante sensível a fatores externos, como a umidade do ar, clima, poluição, agentes químicos, resíduos de produtos, sol, alimentação, dentre outros.

Por conta disso, a limpeza de pele deve ser vista como um hábito cotidiano, assim como tomar banho e escovar os dentes. Na verdade, mais do que uma questão de beleza, a limpeza de pele é uma questão de higiene e saúde.

O procedimento pode ser feito em centros estéticos com profissionais especializados ou em casa, de forma simples, rápida, prática e econômica. Portanto, não há desculpa para deixar de limpar a cútis!

Quer aprender a cuidar melhor da pele sem sair do seu lar doce lar? Continue lendo o nosso artigo:

Entendendo a limpeza de pele e seus benefícios

O nome limpeza de pele é autoexplicativo e denomina o processo de higienização da cútis por meio da eliminação de sujeira e impurezas, como espinhas e cravos.

Dentre seus benefícios estão o controle da oleosidade, afinação do extrato córneo, aumento da permeabilidade cutânea, retirada das células mortas e prevenção do envelhecimento.

A limpeza de pele ainda favorece a tonicidade e hidratação da cútis, ou seja, pele limpa é sinônimo de pele mais firme e hidratada.

Qual é a importância da limpeza de pele?

A pele limpa é importante para a estética, saúde e bem-estar, pois evita o surgimento de acne e manchas.

Além disso, limpar a pele melhora a aparência da textura e o acabamento da maquiagem, deixando o resultado mais bonito, natural e duradouro.

Ao limpar a pele, as impurezas são retiradas, os poros são abertos e os cremes de tratamento podem penetrar com mais facilidade, agindo nas camadas mais profundas e melhorando os resultados.

Como se não bastasse, a boa limpeza remove o excesso de oleosidade, aparentando mais vitalidade e saúde, já que a pele fica com o aspecto limpo, firme, equilibrado e viçoso.

A limpeza é essencial, uma vez que a poluição presente no dia a dia obstrui os poros e causa uma aparência acneica e sem vida.

Limpeza profissional x limpeza caseira

Será que existem grandes diferenças entre a limpeza de pele caseira e a limpeza de pele profissional?

Sim, existem muitas, mas também há semelhanças! As etapas são basicamente as mesmas, mas os instrumentos e produtos não.

Em casa, normalmente usamos produtos de cuidados diários, enquanto nos centros estéticos os produtos são profissionais.

Além disso, em casa você mesma, uma amiga ou parente comandam a limpeza, já nos estabelecimentos o procedimento é realizado por dermatologistas e esteticistas.

Para completar, na sua casa você usará as mãos, ou no máximo algodão e pincel para aplicar os produtos. Nos centros estéticos, por sua vez, são usadas máquinas, equipamentos de sucção, agulhas finas, etc.

Passo a passo para limpar a pele em casa

Preparação para o procedimento

Comece a limpeza de pele aparando as unhas e lavando as mãos para não transportar germes e bactérias para o rosto.

Feito isso, separe todos os produtos que você vai precisar na higienização e coloque na bancada para tornar o processo mais fácil.

Abertura dos poros

Coloque um litro de água em uma panela e deixe ferver. Enquanto isso, lave 50 gramas de folha de hortelã ou camomila e coloque na água. Desligue o fogo e tampe a panela.

Espere esfriar até ficar em uma temperatura suportável e aproxime o rosto da panela já destampada para absorver o vapor. Cuidado para não chegar muito perto e acabar se queimando!

Não pule essa etapa, pois ela é essencial e atua como emoliente para facilitar a remoção de cravos e espinhas.

Lavagem e esfoliação

Lave o rosto com o sabonete de sua preferência, seguindo as orientações do fabricante. Enxágue e certifique-se de que não sobraram resíduos do produto.

Se desejar, esfolie a pele suavemente. Evite esse processo apenas se sua pele for demasiadamente sensível e tiver tendência a ficar vermelha ou ferida — há bons sabonetes disponíveis no mercado que limpam e esfoliam ao mesmo tempo.

Na dúvida entre fazer ou não a esfoliação, lembre-se dos benefícios dela. A esfoliação é uma etapa que remove as células mortas e impurezas acumuladas na pele.

Quando a camada superficial é removida, os outros produtos são absorvidos rapidamente e profundamente.

Quem tem a pele oleosa pode fazer a esfoliação duas vezes por semana. Os que possuem pele mista devem esfoliar uma vez por semana. Já quem tem a pele seca pode recorrer ao tratamento a cada 15 dias.

Desincrustação

Essa é a etapa mais crítica da limpeza de pele e se você não se sentir segura e confiante para fazê-la em casa, recorra a um profissional e fique apenas com a limpeza superficial.

Agora, caso opte pela limpeza profunda, incluindo a remoção de cravos e espinhas, tome bastante cuidado para evitar as temidas marcas e inflamações.

A extração (desincrustação) deve ser feita lentamente, com as mãos, de preferência em um ambiente iluminado e diante de um espelho.

Após essa fase, o rosto naturalmente fica mais avermelhado, mas aos poucos voltará ao normal.

Tonificação

Muitas pessoas se esquecem do tônico, mas ele é essencial na limpeza de pele. Tal produto equilibra o pH da pele e a deixa com a aparência mais uniforme e saudável.

Os tônicos à base de camomila, erva-doce e alecrim são bem-vindos e ajudam a manter a pele calma. Caso deseje, substitua o tônico por água termal.

Hidratação

É chegada, enfim, a hora de acalmar e hidratar a pele. Com a cútis limpa, a hidratação será mais eficaz.

Caso queira, aplique uma máscara calmante antes da hidratação e finalize com o uso de protetor solar ou aposte em um hidratante que já contenha fator de proteção, afinal, de nada adianta ter a pele limpa, porém desprotegida.

Quais produtos usar na limpeza de pele feita em casa?

Para garantir a eficácia da limpeza, é importante escolher os produtos certos. Você vai precisar basicamente de:

Sabonete

Líquido ou em barra, o sabonete é essencial na limpeza. Escolha um produto adequado para seu tipo de pele e tenha um específico para o corpo e outro para o rosto.

Esfoliantes

Os esfoliantes limpam de maneira profunda, pois penetram na pele. A esfoliação deve ser feita só uma vez por semana para não agredir a pele. Vale lembrar que há esfoliantes em líquido, em gel, loção, sabonete em barra ou creme.

Loções

As loções são responsáveis pela tonificação da pele e podem ser encontradas em forma líquida ou em gel.

Cremes e máscaras

Normalmente usados para hidratar a pele, os cremes e máscaras são essenciais para a saúde e beleza da cútis. Além de tratarem a pele, as máscaras cumprem um papel terapêutico, já que relaxam os músculos, acalmam e promovem conforto.

Máscaras e outras soluções caseiras para a pele

Vapor de tomilho

  • 3 colheres (sopa) de tomilho
  • 1 litro de água

Modo de preparo:

Em uma panela, coloque a água e o tomilho. Deixe ferver por dez minutos. Desligue o fogo, cubra a cabeça com uma toalha para formar uma cabana e aproxime o rosto do vapor, mas mantendo uma distância segura para evitar queimaduras.

Fique cinco minutos absorvendo o vapor e depois seque o seu rosto com a toalha. Se desejar, substitua o tomilho por eucalipto.

Máscara de mel e cenoura

Ingredientes:

  • 2 colheres de aveia em flocos finos
  • ½ colher (sopa) de mel
  • 3 colheres (sopa) de camomila

Modo de preparo:

Junte todos os ingredientes em um vasilhame, misture e passe no rosto. Espere agir por 20 minutos e retire na sequência. Essa máscara é muito recomendada para pessoas com pele mista.

Esfoliante de mel e açúcar

Ingredientes:

  • 2 colheres de mel
  • 1 colher de açúcar

Modo de preparo:

Misture duas colheres de mel com uma colher de açúcar. Mexa até formar uma pasta. Aplique fazendo movimentos circulares, deixe agir por dois minutos e enxágue com água. Finalize aplicando o hidratante de sua preferência.

Sabonete hidratante e esfoliante

Ingredientes:

  • 1 colher (chá) de sal
  • 3 colheres de azeite
  • 4 gotas de sabonete líquido facial
  • 1 colher (chá) de açúcar

Modo de preparo:

Mexa todos os ingredientes usando uma colher. Quando formar uma mistura homogênea, aplique no seu rosto levemente úmido e faça movimentos circulares. Enxágue com água gelada em seguida.

Máscara de limpeza, nutrição e hidratação

Ingredientes:

  • 1 gema de ovo
  • 1 colher de mel
  • ½ copo de iogurte natural
  • ½ colher de farinha de trigo

Modo de preparo:

Mexa bem até a mistura ficar homogênea. Molhe algodão na máscara e passe no rosto lavado com sabonete neutro e seco com uma toalha macia.

Aplique devagar e deixe agir por aproximadamente 20 minutos. Depois desse tempo, lave o rosto com água corrente.

Máscara contra cravos espinhas

Ingredientes:

  • 2 colheres (sopa) de argila
  • 1 colher (sopa) de água

Modo de preparo:

Misture os dois ingredientes até obter uma pasta consistente. Aplique no rosto e deixe agir por 15 minutos. Depois que a máscara estiver dura, remova com água fria.

Vale destacar que, além de muito refrescante e poderosa aliada no combate aos cravos, essa máscara é ótima para pele oleosa.

Creme hidratante de milho

Ingredientes:

  • 2 espigas de milho cozido
  • Suco de um limão médio
  • 1 ovo inteiro
  • 1 colher (chá) de azeite de oliva

Modo de preparo:

Tire os grãos do milho e, num recipiente, misture todos os ingredientes previamente. Depois disso, bata tudo no liquidificador até obter um creme. Aplique na pele já limpa, usando um pedaço pequeno de algodão.

Espere agir por dez minutos e remova com água morna. Esse processo deve ser realizado na etapa de hidratação da limpeza de pele.

Máscara nutritiva de iogurte e aveia

Ingredientes:

  • 3 colheres (sopa) de iogurte natural
  • 1 colher (sopa) de farinha de aveia

Modo de preparo:

Misture os ingredientes até formar um creme. Aplique na pele limpa e seca com o auxílio de um pedaço de algodão. Espere agir por, no mínimo, 15 minutos. Depois disso é só enxaguar com água corrente.

Máscara hidratante e clareadora de abacate

Ingredientes:

  • 1 abacate descascado e sem caroço
  • 2 colheres de suco de limão

Modo de preparo:

Amasse o abacate, adicione o suco de limão e mexa até ficar homogêneo. Aplique a pasta no rosto, deixe agir por 15 minutos e enxágue em seguida. Essa máscara hidrata, controla a oleosidade e evita o aparecimento de cravos e espinhas.

Dicas para ficar com a pele sempre linda e limpa

  • Atente-se à frequência da limpeza de pele. O rosto deve ser lavado, tonificado e hidratado diariamente, de manhã e de noite, com produtos específicos.
  • A limpeza caseira completa, conforme o passo a passo que indicamos, deve ser feita semanalmente, enquanto a profissional pode ser feita uma ou duas vezes por mês.
  • Peles demasiadamente sensíveis ou com problemas cutâneos, como a acne inflamatória, não devem fazer limpeza de pele profunda.
  • É indispensável ser criteriosa na escolha dos produtos. Opte por marcas confiáveis e lembre-se de que cada tipo de pele requer um cosmético específico.
  • Evite dormir com maquiagem, pois essa prática obstrui os poros, mantém a pele suja e favorece o surgimento de acne e oleosidade.
  • Não lave a pele mais do que três vezes por dia, afinal, até mesmo a lavagem em excesso pode gerar oleosidade.
  • Se pretende fazer a extração de cravos e espinhas, corte as unhas para evitar danos na pele.
  • Procure adotar hábitos saudáveis, como alimentar-se de maneira balanceada, usar protetor solar, passar dermocosméticos, fazer limpeza regularmente, etc.
  • Prefira esfoliantes suaves, principalmente no rosto. Evite os produtos com grânulos muito grossos. Além disso, não faça força ao massagear a pele.

E aí, você gostou das nossas dicas? Vai colocá-las em prática na sua casa? Esperamos que sim, afinal, a limpeza de pele é essencial para manter a cútis bonita e saudável.

E o melhor de tudo é que a higienização da pele não é nenhum bicho de sete cabeças. Pode ser muito mais simples do que você imagina.

Até a próxima e não deixe de curtir a nossa página no Facebook para ter acesso a dicas e novidades exclusivas!