corte de cabelo curto

Corte de cabelo curto: escolha o certo para seu rosto

Não faltam boas razoes para adotar os curtinhos. Veja como escolher o corte de cabelo curto ideal para o formato do seu rosto!

Você é uma daquelas mulheres apegadas ao cabelo? Toda vez que vai ao salão não corta mais do que as pontinhas?

Talvez esteja na hora de desapegar, tomar coragem e fazer um belo corte, até porque, as madeixas crescem e os cabelos curtos têm lá suas vantagens.

E olha que não são poucos os benefícios das madeixas curtas!

Cabelo curto e suas vantagens

É isso mesmo! Não faltam boas razoes para adotar os curtinhos. Primeiramente, os cabelos com o comprimento mais curto são super modernos e charmosos, tanto que deixam os looks femininos cheios de atitude e personalidade.

Além disso, os curtinhos são muito leves e práticos, já que a facilidade de lavar, secar e pentear é muito maior. Como se não bastasse, no clima quente do nosso país, os cortes curtos são ótimas pedidas.

Para completar, cabelos curtos são versáteis e os cortes são variados, combinando de acordo com cada rosto.

Existem vários tipos e tendências de cortes curtos, dos clássicos aos ultramodernos. Até os comprimentos e técnicas variam.

A seguir, conheça os cortes queridinhos da vez, veja as celebridades que já aderiram aos curtinhos e saiba como decidir que tipo de corte faz a sua cabeça!

As tendências de cortes curtos que estão em alta

Boyish

O corte no estilo boyish é curtíssimo e aparado com navalha. Nessa proposta despojada, os cabelos são bem batidinhos rente às orelhas e o corte cria uma longa costeleta.

Apesar da pegada andrógena, o visual ganha leveza e feminilidade porque as pontas dos cabelos são desfiadas no topo da cabeça.“

Chanel reto

O chanel reto é uma releitura do clássico chanel. Esse corte tem um ar fashion, pois a nuca é batida e os fios são retos na parte da frente, dando um formato triangular ao corte.

Muito versátil, esse corte permite que as mechas sejam definidas conforme a dona do cabelo quiser. Basta usar mousse ou pomada modeladora.

Curto repicado

O curto repicado é um corte atemporal e mais conservador, indicado para quem quer diminuir o comprimento das madeixas, mas ainda teme abrir mão dos cabelos longos.

Na altura da saboneteira, esse corte é repicado no comprimento inteiro, o que garante mais volume aos fios. A franja lateral ou frontal na altura dos olhos alonga e traz leveza ao rosto.

Messy

O corte messy é moderno e totalmente fora do convencional. Perfeito para mulheres que querem fugir do óbvio.

Nessa proposta, os fios são aparados na altura do queixo e as pontas são desconectadas, despontadas mesmo.

Ele pode ser usado liso, enrolado, com ondas ou com uma textura “podrinha” de praia. Fica a seu critério!

Pixie cut

Perfeito para as mais ousadas, o corte pixie cut, famoso Joãozinho, continua sendo pedido nos salões.

Bem curto e batidinho, esse cabelo traduz muita personalidade, além de valorizar acessórios como brincos e colares.

Curto assimétrico

Esse corte é uma tendência fortíssima para 2016. O corte assimétrico cria sedutoras formas geométricas em torno do rosto.

A atriz e cantora Frankie Sandford adotou esse corte e está fazendo muito sucesso com o look.

O diferencial desse curtinho é o fato de que ele acentua os olhos e as maçãs do rosto. Além disso, a parte mais longa cai sobre a testa e gera um visual jovial, atraente e moderno.

Vale destacar que os cortes assimétricos combinam com diferentes tipos de feições.

Long bob

O long bob não é um cabelo curtíssimo. Ele está entre o curto e o médio. Esse corte fica em uma altura acima dos ombros e se apresenta como uma opção feminina, bonita e versátil.

Ideal para quem não tem tempo nem paciência para arrumar o cabelo, o long bob tem um visual natural e é muito fácil de manter. Pode ser usado liso ou com ondas suaves. Você decide!

Em 2015, o long bob que mais fez sucesso no Brasil foi o de Letícia Spiller, tanto que o hair da personagem Soraia, de I love Paraisópolis, foi um dos mais comentados e desejados pelos telespectadores por meses consecutivos. Um arraso!

O formato de rosto para cada tipo de corte

Para escolher o corte adequado para o seu rosto, primeiro você precisa saber qual é o formato da sua face.

Vale destacar que, embora cada rosto tenha suas particularidades, existem quatro tipos básicos de formatos, sendo eles o rosto quadrado, redondo, triangular e oval. Descubra qual é o seu em passos simples:

Primeiro, penteie e prenda seu cabelo para trás. Vá para a frente do espelho e observe cuidadosamente o seu contorno facial, procurando identificar quais são as características mais marcantes do seu rosto.

Se a testa for grande e a linha do cabelo for reta, além dos ângulos das têmporas e do maxilar bem marcados, seu rosto é quadrado.

Caso as maçãs sejam largas, os ângulos das têmporas e do maxilar forem suaves, a testa for curta e o queixo pequeno, você tem o rosto redondo.

No caso de maxilar destacado, testa larga, queixo fino e pontudo, o rosto é triangular. Já se o rosto for estreito e alongado, com linhas de queixo e maçãs proporcionais e suaves, a face, sem dúvida nenhuma, é oval.

Cortes para rostos quadrados

O curtinho ideal é aquele com volume no topo da cabeça, um topete moderno ou pontas desfiadas.

Se você preferir um corte um pouco mais longo, porém não menos charmoso, aposte em um corte na altura do pescoço, com as pontas desfiadas em direção ao rosto. O efeito é incrível!

A franja de cortes para mulheres com o rosto quadrado pode ser curta ou longa, lembrando que esse detalhe do corte funciona para harmonizar as linhas do rosto e quebrar a rigidez e monotonia do formato quadrado.

Aposte sempre em cortes desconectados para suavizar a expressão. Os cachos soltos e penteados volumosos também são bem-vindos! Agora, os fios chapados não são recomendados para esse tipo de formato.

Cortes para rostos redondos

Se você tem o rosto redondo, deve evitar os cortes com muito volume, pois eles deixam a face visualmente mais redonda.

Aposte em costeletas para suavizar e alongar o rosto nesse caso. Cortes entre o pescoço e o ombro também são ideais. Eles não deixam de ser curtos e charmosos, além de afinarem o rosto e harmonizarem a face.

A franja pode ser jogada de lado, desde que haja pouco volume nas laterais. Assim ela vai deixar o rosto mais fino.

Cortes com camadas no topo da cabeça são permitidos, mas a franja reta e o cabelo partido ao meio devem ser terminantemente evitados.

Cortes para rostos triangulares

Quem tem o rosto triangular deve recorrer aos curtinhos cacheados, desfiados, com volume no topo da cabeça e movimento ao longo comprimento. Isso vai criar um visual moderno e equilibrado.

Cumpre destacar que o comprimento abaixo do queixo é perfeito para esse formato de rosto, pois dá um maior volume justamente na área mais estreita do rosto.

Essa opção é indicada tanto para cabelos lisos, quanto para cabelos cacheados e ondulados.

Aposte em franja lateral para equilibrar os traços da face, invista em repicados, adote cortes em camadas e, assim como acontece no formato redondo, fuja do cabelo chapado e dividido ao meio para não realçar os ângulos do maxilar.

Cortes para rostos ovais

O rosto oval é o mais democrático de todos, pois cai bem com todos os tipos de corte de cabelo. Combina com Chanel, Joãozinho, Messy e por aí vai.

Se você tem esse formato de rosto, se jogue nas possibilidades, indo do clássico corte reto ao moderno desfiado.

Todos os tipos de franja combinam com esse tipo de rosto, portanto você pode optar entre franja frontal ou lateral, desfiada ou reta.

A única ressalva é que mulheres com o rosto oval devem evitar os fios super lisos e sem volume, pois, nesse caso, o penteado/corte faz com que o rosto pareça bem mais cheio do que realmente é. Fica a dica!

As celebridades com cabelos curtos inspiradores

Você sonha em ter um cabelo digno de capa de revista? Então vale a pena se inspirar nas incontáveis celebridades que deram adeus aos fios longos e se renderam aos curtinhos.

A lista de famosas — brasileiras e gringas — que estão com a nuca de fora é enorme.

Dentre as celebs que aderiram aos cabelos curtos estão Anne Hathaway, Katie Holmes, Rihanna, Victoria Beckham, Hale Berry, Jennifer Lawrence, Scarlett Johansson, Cameron Diaz e Milla Jovovich.

Além delas, Sophie Charlotte, Emma Whatson, Kristen Stewart, Jennifer Hudson, Bruna Linzmeyer, Letícia Spiller, Mylley Cyrus, Débora Falabela, Taylor Swift e muitas outras não tiveram medo da tesoura e apostaram nos curtinhos.

Dicas para quem tem ou quer ter cabelos curtos lindos

Não basta escolher o corte de cabelo curto adequado para o seu formato de rosto. Também não adianta apenas se inspirar no look de celebridades, pois nem sempre o que dá certo para uma pessoa, funciona para outra.

Além do mais, não é por que o cabelo é curto e mais prático, que ele dispensa cuidados. Se você já tem ou pretende ter cabelos curtos lindos e bem tratados, é indispensável adotar as seguintes dicas:

Corte o seu cabelo em um salão de qualidade

Corte de cabelo é coisa séria e, quando se trata de cabelos curtos, é mais séria ainda, já que os eventuais erros técnicos ficam ainda mais evidentes.

Para evitar esses erros, procure um bom salão e invista em um profissional experiente e de sua confiança.

Leve fotos de inspiração, tire suas dúvidas, confira o portfólio de cortes curtos do cabeleireiro e, só depois disso, encare a tesoura.

Não deixe a sua personalidade de lado

Ao escolher o corte de cabelo, considere não só o seu formato de rosto, mas também o seu biótipo, personalidade, estilo de vida, formato dos olhos, desenho das sobrancelhas, altura, peso, comprimento do pescoço etc.

O bom cabeleireiro/visagista pode te ajudar a tomar a decisão certa.

Valorize seus pontos fortes e disfarce seus pontos fracos

Se a intenção é realçar o olhar, aposte em uma franja reta na altura ou abaixo das sobrancelhas.

Caso o objetivo seja dar destaque às suas têmporas, invista em uma franja lateral alongada.

Para realçar o pescoço, aposte em cortes curtíssimos e fuja das madeixas na altura do queixo.

Agora, se a mulher tem testa grande, as franjas angulares são ótimas pedidas, enquanto os cortes retos não são recomendados.

Invista em bons produtos para as madeixas

Invista em produtos que facilitem os cuidados diários, incluindo a lavagem, hidratação e modelação dos fios.

Use bons shampoos, condicionadores e máscara, sempre prestando atenção para não exagerar na quantidade, já que se trata de um cabelo curto, que requer menos produto.

Para modelar os fios, use pomada, mousse ou cera.

Considere o seu tipo de cabelo na hora de escolher o corte

Se você tem cabelos muito finos, não hesite na hora de optar por cabelos curtos. As madeixas curtas são perfeitas para quem sonha em ter mais volume capilar.

Ao cortar o cabelo, ele aparentará mais cheio. Invista em cortes que vão da altura do obro ao queixo. Provavelmente você não vai se arrepender!

Conte com ajuda

Para um penteado rápido e sofisticado, tenha escova, secador e chapinha sempre à mão.

Eles ajudam a modelar os fios conforme você quiser. Use também produtos antifrizz e protetores térmicos para manter os fios saudáveis, fortes e brilhantes.

Não descuide da manutenção

Principalmente caso você escolha um corte de nuca batida, não descuide da manutenção.

Volte ao salão a cada 40 dias ou, no máximo, a cada dois meses para manter o seu corte. Converse com seu cabeleireiro para saber qual é o período ideal para retornar ao salão.

Aposte no efeito wet hair

Na primavera e no verão, especialmente em produções noturnas, aposte no efeito wet hair, que dá uma aparência de molhada aos fios.

Essa proposta estará super em alta em 2016! Muitas famosas já se anteciparam e desfilaram com o wet hair nos tapetes vermelhos de 2015.

E aí, você gostou do nosso artigo? Curtiu algum desses cortes curtos? Abandonaria os cabelos longos ou renovaria o cabelo curto adotando um novo corte?

Compartilhe as suas opiniões e experiências conosco através dos comentários. Até a próxima e continue acompanhando as novidades do nosso blog!

 

2 comments on “Corte de cabelo curto: escolha o certo para seu rosto

  • Silvana Valéria de Oliveira zarzar says:

    Foi muito importante as dicas dadas aqui.
    Espero continuar recebendo sempre.

    Reply
  • Gostei muito das dicas, gostaria de ficar recebendo as atualizações, pois tenho e gosto muito de cabelos curtos # principalmente com este clima quente do Nordeste! Obrigada, abraços!

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>