cosmeticos naturais cabelos

15 cosméticos naturais para a saúde e a beleza dos seus cabelos

Boa alternativa aos produtos caros: que tal experimentar cosméticos naturais que dão saúde e beleza aos cabelos e ainda são ecologicamente corretos?

Quem pensa que é preciso gastar uma fortuna para ter os cabelos sempre lindos está muito enganado.

Na verdade, não é preciso ter muito dinheiro nem tempo para manter seus fios sempre bonitos, macios, brilhantes e saudáveis.

Muitos cosméticos de marca hoje no mercado realmente fazem um efeito incrível nos cabelos. Mas além de serem caros, eles também têm muita química, e podem ser prejudiciais não só para quem usa, como também para o meio ambiente.

Uma ótima alternativa são os cosméticos naturais, que você pode preparar em casa, com ingredientes baratos e simples, sem riscos para a saúde e com muitos benefícios para sua beleza e para a natureza.

Algumas receitas caseiras de cosméticos são a opção certa para substituir os compostos sintéticos por elementos naturais, com efeito igual, ou até mesmo melhor!

Veja 15 opções de cosméticos caseiros para seus cabelos abaixo!

15 cosméticos naturais para a saúde e a beleza dos seus cabelos

Receitas de xampus caseiros

1. Xampu de alecrim

Se o seu cabelo está opaco e sem brilho, o alecrim com certeza pode dar mais vida aos seus fios.

Basta fazer uma infusão de alecrim na água (¼ de xícara de água e 2 colheres de sopa de alecrim seco), como se você fosse preparar um chá.

Depois de pronto, é só coar e adicionar duas colheres de sopa de óleo de amêndoas e ¼ de xícara de sabonete de azeite de oliva líquido, que pode ser encontrado em lojas de produtos naturais.

Assim que a mistura estiver pronta, é só aplicar no cabelo, da mesma forma que você utiliza seu xampu, normalmente. Esse xampu natural vai dar muito brilho aos seus cabelos!

2. Xampu de aloe vera e limão

Para os cabelos oleosos, a receita mais indicada é o xampu de limão com aloe vera.

Para preparar, basta misturar duas colheres de sopa de suco de limão (espremido na hora), uma colher de chá de gel de aloe vera, e uma xícara de sabonete de azeite de oliva líquido, igual ao da receita acima.

Com todos os ingredientes misturados, é só aplicar sobre os seus cabelos, principalmente na região do couro cabeludo, onde a incidência de oleosidade é muito maior.

Deixe por alguns minutos e depois enxague bastante. Só não é recomendado utilizar diariamente, pois pode causar ressecamento, ok?

Além disso, vale lembrar que é muito importante tomar cuidado ao manusear o limão, pois ele pode causar manchas na pele.

3. Xampu de coco

O seu cabelo está muito danificado pelas químicas, pelo sol ou pela poluição? O xampu de coco é ótimo para esses fios quebradiços e danificados.

A receita é bem simples. Você deve misturar uma colher de sopa de óleo de amêndoas, 1/3 de xícara de xampu neutro infantil e ¼ de xícara de leite de coco.

Com todos esses ingredientes dentro de um recipiente, agite bastante para que a mistura fique homogênea.

Depois de pronto, aplique o cosmético natural nos cabelos úmidos, e depois enxágue.

4. Xampu de vinagre e bicarbonato de sódio

O vinagre e o bicarbonato de sódio também são ótimos componentes para os cabelos oleosos. Misture uma colher de sopa de bicarbonato de sódio em 200ml de água, e reserve.

Para utilizá-lo, basta molhar o cabelo, aplicar a mistura e massagear por alguns minutos. Assim que terminar, enxágue bastante.

Quando terminar com a mistura de bicarbonato, é a vez do vinagre. Adicione uma colher de sopa de vinagre de maça em 200ml de água, e aplique sobre os cabelos que acabaram de ser lavados com o bicarbonato de sódio.

Isso vai neutralizar o pH do seu cabelo e fechar suas cutículas capilares.

Esse xampu natural tem um poder enorme de limpeza e equilíbrio da oleosidade do seu cabelo. Você pode usar esse cosmético natural em torno de duas vezes na semana.

Enquanto o bicarbonato abre as cutículas capilares e promove a limpeza, o vinagre os fecha novamente, neutralizando e dando brilho intenso aos fios.

5. Xampu de amido de milho para cabelos finos

Para cabelos mais finos, prepare um xampu natural com bicarbonato de sódio, água e amido de milho.

Em um recipiente, adicione uma colher de sopa de bicarbonato de sódio, três colheres de sopa de amido de milho, e um copo de água filtrada.

Depois de misturar todos os ingredientes, é só aplicar em seus cabelos úmidos, esperar alguns minutos e depois enxaguar.

Para que você tenha um resultado melhor, use esse xampu pelo menos uma vez por semana.

6. Xampu seco caseiro

Hoje está muito em alta usar xampu a seco. Ele limpa o cabelo sem água, e é ideal para quem tem um dia corrido ou pra quem realiza atividades físicas regularmente e não pode lavar os cabelos todos os dias.

Esse xampu remove a oleosidade dos fios e traz de volta ao cabelo seu aspecto natural e limpo.

Já que esses xampus costumam ser um pouco caros, a alternativa é fazer o seu em casa, e é muito simples.

Com certeza, você tem fermento em pó, farinha de trigo, amigo de milho ou talco em casa, não é mesmo?

Então, pronto! É só aplicar qualquer um desses ingredientes no couro cabeludo, e espalhar até retirar todo o pó.

Eles absorvem bastante a sujeira e a oleosidade dos fios, dando um aspecto limpo por mais tempo.

LEIA MAIS: Matchá: a bebida que pode fazer milagres por sua saúde e beleza
LEIA MAIS: Conheça os prós e contras dos principais métodos de depilação

Receitas de condicionadores caseiros

Além dos xampus, a lista de cosméticos naturais também inclui receitas de condicionadores caseiro. Eles auxiliam no tratamento de pontas duplas e problemas com o crescimento, por exemplo.

Com poucos ingredientes, você pode conseguir trazer resultados espetaculares para os seus fios, de forma bem mais econômica e que agride menos o meio ambiente.

7. Condicionador de abacate e banana

Para produzir esse condicionador natural, que vai deixar seu cabelo bastante sedoso e brilhante, você vai precisar apenas de metade de uma banana, um abacate, um ovo, mel e duas colheres de azeite de oliva extra virgem.

Com a metade de um abacate e a banana, faça uma pasta e adicione o azeite. Depois de a mistura estar bem homogênea, adicione o ovo e o mel e misture mais, até obter uma textura mais suave.

Com o cabelo molhado, aplique o condicionador em todo o cabelo, mas sem tocar no couro cabeludo, pois pode aumentar a oleosidades dos seus fios. Vá espalhando e deixe o produto agir apenas por 10 minutos. Depois disso, enxague bastante com água.

Além de deixar o cabelo com mais brilho, a banana ajuda a evitar o efeito frizz, aquele que deixa o fios mais quebrados e arrepiados.

O abacate também ajuda muito ao facilitar o crescimento e a hidratação do cabelo. Já o azeite fortalece os fios e é o responsável pelo brilho, juntamente com o mel.

8. Condicionador de vinagre com ovo

O condicionador de vinagre com ovo é ótimo para fortalecer e dar brilho. Para começar, separe a clara da gema de três ovos e misture as apenas as gemas.

Depois disso, adicione 100 ml de vinagre e 10 ml de limão espremido às gemas batidas.

Misture bem todos esses ingredientes e vá adicionando 200 ml de azeite de oliva e três colheres de chá de mel.

Depois que a mistura se transformar em uma substância pastosa, aplique-a em todo o seu cabelo, deixando agir por 15 minutos. Depois desse tempo, enxague bastante o cabelo com água fria.

O ovo é um ótimo condicionador natural e dá muito brilho ao cabelo. Nessa mistura, o vinagre evita a queda dos fios, além de o mel ajudar a clareá-los e torná-los mais sedosos.

O azeite, por sua vez, além de ajudar no brilho, também fortalece muito o cabelo.

9. Condicionador de iogurte

Para essa receita de condicionador, basta somente um ovo e iogurte natural. É só bater o ovo, até que ele fique com consistência homogênea e depois adicione seis colheres de iogurte. Misture tudo, até que se forme uma pasta.

Depois de pronta, aplique essa mistura nos fios enquanto massageia o todo o seu cabelo. Quando terminar, coloque uma touca de banho e deixe agir por 20 ou 30 minutos. Após esse tempo de espera, lave o seu cabelo com xampu e água morna.

10. Condicionador de banana

Para reparar os cabelos danificados pela química e alta temperatura causada pelo secador e chapinha, a banana é uma ótima aliada da beleza.

É só misturar uma banana, um ovo, três colheres de chá de mel, mais três de leite e cinco de azeite de oliva, e pronto!

Ao misturar todos esses ingredientes, quando você obtiver uma pasta mais compacta, aplique em todo o seu cabelo e deixe agir por 30 minutos. Depois disso, é só enxaguar bastante com água.

Receitas de máscaras hidratantes caseiras

11. Máscara capilar de mel

O mel, que já foi usado em várias outras receitas anteriores, é uma ótima alternativa de hidratação para os fios, pois os deixa mais sedosos e macios.

E essa receita é bem simples: basta misturar em um recipiente três colheres de mel, duas colheres de azeite e meio abacate amassado.

Depois de pronta, aplique a mistura nos cabelos, cuidando para que seja dois dedos abaixo da raiz, para que não ative muito a oleosidade do seu couro cabeludo.

Aplique em mechas separadamente, enquanto massageia o cabelo. Depois de aplicar em tudo, deixe agir por 20 minutos e então enxágue com água.

12. Máscara capilar de azeite

Para quem tem o cabelo ressecado, o azeite é a melhor opção. Como já foi visto nas receitas anteriores, o azeite é um ótimo hidratante.

Nessa máscara, basta misturar uma colher de sopa de azeite de oliva e três colheres de máscara de hidratação.

Depois, passe nos cabelos, evitando encostar na raiz, e deixe agir por 30 minutos. O azeite intensifica muito o poder de hidratação dos cremes que já estamos acostumadas a utilizar. O efeito de brilho, força e maciez é muito maior!

13. Máscara capilar de abacate

Como você já percebeu, muitos alimentos fazem bem para o cabelo. O abacate é muito usado nessas receitas, e provavelmente sua avó já utilizou bastante essa máscara.

Para tratar fios ressecados, misture meio abacate amassado com uma gema de ovo e duas colheres de sopa de mel.

Aplique essa mistura homogênea nos cabelos, e massageie bastante. Depois disso, coloquei uma touca de banho e deixe agir também por 30 minutos. Em seguida, enxágue bastante com água.

14. Máscara caseira de mamão

O mamão também é uma fruta muito benéfica para a saúde dos fios do seu cablo. Para que essa máscara seja feita, bastante bater no liquidificador meio mamão papaia com 200 ml de água.

Então, depois de lavar os seus cabelos com xampu neutro, é só aplicar a pasta nos fios ainda úmidos.

Deixe agir por 20 minutos, com a ajuda de uma touca térmica. Se você não tem uma touca, uma boa alternativa é utilizar uma toalha úmida morna envolvendo os cabelos, já que faz o mesmo efeito.

Depois, é só enxaguar com água.

15. Máscara caseira de espinafre e alecrim

Essa é talvez a máscara menos conhecida! Para preparar essa mistura própria para cabelos oleosos, é só bater no liquidificador um maço de espinafre cozido juntamente com dois galhos de alecrim. Depois de bater, coe a mistura e reserve.

Quando você terminar de lavar os cabelos com um xampu neutro, pegue a pasta de espinafre com alecrim e aplique nos fios, deixando agir por mais ou menos 20 minutos.

Não se esqueça de usar a touca térmica ou toalha morna e úmida envolvendo o cabelo, pois isso ajuda a acelerar o processo. Quando acabar o tempo, enxague bastante com água.

Essas são apenas algumas das várias receitas de cosméticos naturais que podem ser feitos em casa, com ingredientes simples e baratos.

Além de dar um tratamento mais natural e saudável para os seus fios, a natureza também agradece o uso dos cosméticos naturais, já que os resíduos químicos dos cosméticos que você não vai mais usar, não vão ser levados pela água, agredindo o meio ambiente.

 

 

3 comments on “15 cosméticos naturais para a saúde e a beleza dos seus cabelos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>