pele negra

6 dicas e cuidados essenciais para a pele negra

A pele negra tem características e necessidades específicas, e com alguns cuidados simples, pode ficar linda por muito mais tempo.

A pele negra possui um nível alto de melanina, o que promove uma proteção natural ao sol – é, inclusive, uma adaptação do corpo, como a gente já mostrou neste outro post.

Além disso, a pele negra possui mais colágeno, o que a deixa mais elástica e resistente às marcas do tempo, como rugas e linhas de expressão. Ela também é mais espessa e firma, por isso demora mais a ficar flácida e dificilmente apresenta celulite.

Mas esses diferenciais da pele negra podem ser seus maiores inimigos também: a hiperpigmentação, por exemplo, causa maior propensão à manchas de pele. Já o alto nível de colágeno, pode resultar em queloides.

Além disso, muitas mulheres com pele negra tendem a cuidar menos da pele, já que ela demora mais a apresentar sinais de envelhecimento e afins.

Por isso, preparamos uma lista com alguns cuidados essenciais para a pele negra, para que ela se mantenha linda, macia e saudável por muito mais tempo. Confira!

Protetor solar

Indispensável. O uso de protetor solar diariamente é essencial, pois, além de evitar o aparecimento de manchas, ainda previne contra outros efeitos nocivos relacionados à exposição solar prolongada.

Chá de camomila

O líquido oferece vários benefícios para todos os tipos de pele, e também para todos os tons – a pele negra, claro, está nesta lista. O ideal é fazer compressas com o chá, ou aplicá-lo direto no rosto em temperatura morna.

Máscara de argila

A pele negra tem maior tendência à oleosidade e, por isso, a máscara de argila verde é uma boa opção. Ela ajuda a controlar o problema e o aparecimento de espinhas – e é vendida em qualquer loja de produtos naturais.

Hidratação

Peles mais oleosas também precisam de hidratação, sim! Mesmo esse tipo de pele pode sofrer com ressecamento excessivo, o que deixa a pele com uma aparência acinzentada. Por isso há a necessidade de realizar uma hidratação diária – preferencialmente após o banho ou antes de dormir.

Maquiagem

A cor vinho é uma das mais indicadas para os lábios de quem tem a pele negra. Fica bem em todas as tonalidades de peles negras e funciona muito bem com um iluminador para destacar as têmporas e as pálpebras.

Atenção extra

Pés, joelhos e cotovelos costumam ser mais ressecados, por isso invista em um creme esfoliante de uso diário. Em seguida, aplique um hidratante poderoso, feito para essas regiões.

 

6 comments on “6 dicas e cuidados essenciais para a pele negra

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>