desodorante

Desodorante ou antitranspirante? Quais as diferenças e qual é melhor?

Existe diferença entre antitranspirante e desodorante? Qual dos dois escolher? Saiba mais sobre esse tipo de produto e escolha o ideal para você!

Até alguns anos atrás, o único produto contra o mau cheiro da transpiração nas axilas era o desodorante. E então surgiram os antitranspirantes. Mas aí fica a dúvida: existe diferença entre eles? Qual dos dois escolher?

Em primeiro lugar, é importante frisar que os produtos têm ações diferentes, sim. Agora, em relação à qual deles escolher, é uma questão pessoal.

Aqui, vamos explicar exatamente o que é cada um desses produtos e indicar pontos positivos e negativos – assim, fica fácil você escolher o melhor para você!

Antitranspirante e desodorante: as diferenças

O desodorante é um produto cujo objetivo é combater o mau cheiro da transpiração. Ele faz isso através de componentes que combatem as bactérias causadoras do mau cheiro e também com sua fragrância.

Já os antitranspirantes são produtos que inibem ou diminuem a transpiração, reduzindo a produção do suor. Eles também podem conter compostos que eliminam as bactérias e fragrâncias que disfarçam o mau cheiro.

É por isso que muitas vezes esse tipo de produto é chamado “desodorante antitranspirantes”. Isso pode confundir alguns, mas, na verdade, usa o nome por unir as duas características.

Formatos variados dos produtos

Existem cinco formatos principais de antitranspirantes e desodorantes: aerosol, spray, stick, roll-on e creme. A diferença entre eles está apenas nos veículos utilizados na formulação, e não nos princípios ativos.

O aerosol tem a conveniência da secagem rápida – e alguns são até de jatos seco. Já o formato stick proporciona aplicação eficiente e é recomendado para os casos de transpiração excessiva.

Os desodorantes e antitranspirantes roll-on, por sua vez, são bastante práticos, pois vem em embalagens menores. Para hidratar e proteger contra o suor, os cremes também são boas opções.

Importante lembrar que a eficácia é dada pelos ativos usados nas fórmulas, e não por seus veículos. Assim, a escolha de uma ou outra versão é mais uma questão sensorial e de preferência pessoal.

Por exemplo, uma pele mais seca se beneficia das versões em creme, que são mais oleosas. Já as que gostam que o desodorante evapore rápido, vão preferir o aerosol ou o spray.

No fim das contas, é preciso pensar mais na sua necessidade antes de escolher qualquer formato!

Qual tipo escolher

Assim como o formato, o tipo de produto também depende mais de questões individuais e pessoais e, assim, não dá para simplesmente afirmar qual é melhor.

Basicamente, se você sofre com transpiração excessiva, o antitranspirante é uma opção melhor, pois vai ajudar a controlar o problema.

Se a sua dificuldade é só com o odor, um desodorante pode ser suficiente. Já se as duas coisas te incomodam, use o desodorante antitranspirante.

Como a transpiração é um processo natural do organismo, muita gente questiona se os antitranspirantes não fazem mal para a pele. Até hoje, no entanto, nenhuma pesquisa mostrou que esses produtos prejudiquem a saúde.

Em geral, tanto os desodorantes quanto os antitranspirantes passam por testes rigorosos que garantem a segurança para o consumidor.

E aí, já sabe qual o produto ideal para você?

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>