melasma

Melasma: dicas de como tratar e prevenir

Melasma é o nome que se da ao aparecimento de manchas amarronzadas na sua pele. Quer saber como prevenir o aparecimento delas? Então confira algumas dicas!

Você já ouviu falar em Melasma? Talvez você não reconheça o nome, mas com certeza já teve esse problema, ou conhece alguém que tem.

Melasma são aquelas manchinhas amarronzadas que surgem na pele, geralmente quando você fica muito exposta ao sol, ou calor, que pode inclusive vir da tela do seu celular ou computador, sabia?

São mais comuns na região da testa, bochechas e buço, e seu surgimento às vezes também pode estar ligada a gestação, ou uso da pílula anticoncepcional.

Infelizmente não há cura para o melasma, mas existem alguns tratamentos e formas de evitar o aparecimento dessas manchinhas.

Confira abaixo algumas formas de tratamento e prevenção:

Melasma: dicas de como tratar e prevenir

Use e abuse do filtro solar

Quando a gente ouve por aí que é preciso passar filtro solar no rosto todos os dias, não é à toa. Ele não só evita o câncer de pele, previne o envelhecimento da mesma, como também ajuda a amenizar o melasma.

Por isso, em dia de muito calor, use e abuse do protetor solar sem medo, e não esqueça de estar sempre reaplicando. Usar chapéu, ou boné também ajudam muito.

Aproveite para conversar com a sua dermatologista para que ela possa indicar o melhor filtro solar para seu tipo de pele.

Mude seu anticoncepcional

Se seu anticoncepcional é uma das causas para o aparecimento de manchas na sua pele então às vezes o melhor jeito de evitá-las é trocando de remédio.

Ou se preferir, você pode até mudar de método contraceptivo, mas tudo isso deve ser conversado com o seu ginecologista.

Só ele é capaz de dizer o que funcionará melhor para o seu organismo.

 Água termal

Se o filtro solar está protegendo a minha pele contra os raios solares, não preciso me preocupar com mais nada, certo? ERRADO!

Outro fator que ajuda no surgimento do Melasma é a exposição da pele ao calor, que pode ocorrer em dias nublados com muito mormaço.

Uma boa técnica para evitar isso, e resfriar a pele, é lavar o rosto com água termal.

Vitamina C e E

Vitaminas C e E tem fator antioxidante e ajudam a potencializar o efeito do filtro solar, ou seja, dão ainda mais proteção para deixar sua pele sempre bonita e hidratada.

Por isso, aproveite para consumir alimentos ricos em vitaminas C e E, principalmente no verão.

Outra dica é procurar produtos e cremes para o rosto que contém estas vitaminas em sua composição.

Assim você pode usar junto com o filtro solar e evitar ainda mais a exposição ao sol.

 Tratamentos dermatológicos

É claro que todas essas dicas ajudam a prevenir o Melasma, mas não há nada melhor do que consultar sua dermatologista para que ela te indique o melhor tratamento para sua pele.

Inclusive, para casos mais graves, há tratamentos mais aprofundados como peelings e clareamento a laser que diminuem as manchas.

Por isso, quando perceber algumas manchinhas estranhas na sua pele, corra já para sua dermatologista.

Quanto antes você começar a cuidar da sua pele, melhor!

 

+ BELEZA ORIENTAL: OS EFEITOS MILAGROSOS DAS MÁSCARAS FACIAIS ASIÁTICAS

 

One comment on “Melasma: dicas de como tratar e prevenir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>