Páscoa

Páscoa: 6 dicas para recuperar a forma depois de tanto chocolate

Não resistiu aos chocolates na Páscoa, e abusou do consumo de doces? Não precisa se preocupar, separamos algumas dicas para você recuperar sua forma!

Não tem como evitar! Quando a Páscoa chega é difícil resistir a todos os chocolates e ovos de Páscoa que você acaba fatalmente ganhando dos pais, amigos, namorado.

Não só isso, feriados no geral acabam fazendo com que a gente saia da rotina saudável, enfiando o pé na jaca e comendo de tudo.

Afinal, você não vai ficar só na saladinha vendo tanta comida gostosa na mesa durante o almoço de Páscoa, não é?

O efeito “pós-páscoa” é que deixa todo mundo preocupado. A gente já acorda na segunda-feira com aquela ressaca moral, meio arrependida de ter exagerado tanto, e procurando por dietas muito restritivas para correr atrás do prejuízo.

Mas cuidado! Dietas muito restritivas em vez de ajudar, atrapalham! Você pode perder vitaminas e minerais importantes em vez de calorias, e acabar se sentindo fraca.

Por isso, a nossa Nutricionista Mayara Martins (CRN 43658) separou 6 dicas básicas para recuperar sua forma, confira!

  • Aumente o gasto energético

Se você não faz nenhuma atividade física, comece! Gastar mais calorias durante o dia significa perder peso. Uma simples caminhada, para quem não é acostumado a praticar atividade física, já ajuda! Para se ter uma ideia, você gasta em média 350 calorias em uma caminhada de 1 hora.

Mas se você já é adepta da atividade física, a dica é aumentar o tempo e/ou intensidade do seu treino. Assim, você gasta mais calorias e perde o peso que ganhou com os chocolates.

  • Água com limão e gengibre

A água é indispensável para quem quer manter a saúde e recuperar a forma, além de ser indispensável para o nosso organismo. O gengibre tem ação termogênica, ou seja,  ajuda a acelerar o metabolismo e fazer com o que o nosso corpo gaste mais energia.

Já o limão ajuda a limpar o organismo e alcalinizar o sangue e o metabolismo. Para perder peso é preciso estar com o organismo mais alcalino, limpo e equilibrado, por isso essa bebida auxilia na recuperação do peso corporal.

O ideal é consumir todos os dias ao acordar, em jejum, e consumir algo sólido apenas uns 20 minutos depois.

  • Diga não à três grupos de ‘alimentos’

O primeiro hábito que deve ser deixado de lado depois de abusar dos chocolates é o álcool. As bebidas alcoólicas são calóricas e, normalmente, vem acompanhadas de aperitivos também calóricos e nada saudáveis.

Depois, diga não aos doces e frituras! Estes são alimentos muito calóricos e para quem quer recuperar os quilinhos ganhados, é um veneno! Além disso, os doces podem levar ao pico de insulina, que favorece o ganho de gordura corporal.

E, por último, diga não aos alimentos industrializados. Quanto mais natural for a sua alimentação, menos calorias e mais saudável ela será. Os alimentos industrializados são, normalmente, rico em calorias vazias, ou seja, contém alto teor de calorias e pobres em nutrientes que fazem bem à nossa saúde.

Além disso, são ricos em sódio que provocam o inchaço, nada bom neste momento, né?!

  • Diminua a quantidade de alimentos

Uma dica básica e super fácil para reduzir a quantidade de calorias ingeridas ao longo do dia, é reduzir a quantidade dos alimentos que já está acostumada a comer.

Por exemplo, se você consome no almoço 2 colheres de arroz, 2 de feijão, 1 filé de frango grande e batata frita, diminua pela metade. Você vai, pelo menos, reduzir a quantidade de calorias pela metade.

Para não ficar com fome, uma boa dica é comer uma fruta após as refeições principais e não deixar de fazer os lanches intermediários.

  • Abuse da salada

A salada é um ótimo opção para quem quer recuperar o peso desejado. As folhas verdes possuem pouquíssimas calorias e podem ser consumidas à vontade. Além disso, essas verduras são ricas em fibras, que provocam o efeito de saciedade, reduzindo o apetite.

O ideal é consumir um pratão de salada antes das refeições, assim você diminui o apetite e come menos dos alimentos mais calóricos.

Prefira sempre as verduras cruas, assim você garante que ela não foi feita com azeite – que eleva o valor calórico da verdura.

Tempere com azeite, limão/vinagre e sal, com moderação. Fuja dos temperos prontos!

  • Chás

Chás são ótimas opções para quem quer perder peso, pois ajudam a acelerar o metabolismo, alguns possuem ação diurética e também podem até ajudar a queimar gordura corporal.

Faça uma combinação de 2 ou 3 ervas por dia e consuma por 10 dias.

Carqueja: efeito diurético e diminui os níveis de açúcar no sangue.

Chá verde: estimula a digestão e facilita a queima de gordura.

Gengibre: aumenta saciedade e tem ação termogênica (acelera o metabolismo).

Guaçatonga: ativa a digestão das gorduras e tem ação diurética.

Laranja amarga: aumenta o ritmo do metabolismo e estimula a digestão.

* Para saber a quantidade de erva por litro de água, consulte o fornecedor da erva.

Seguindo essas dicas, e voltando a sua rotina normal, você irá recuperar sua forma rapidinho (e poderá até comer um ou outro bombom no fim de semana).

Leia Mais: SUCO DETOX: 3 RECEITAS PARA INCLUIR NA SUA DIETA

 

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