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Saiba mais sobre a relação entre alimentação e a beleza dos cabelos

Descubra como e porque uma boa alimentação pode influenciar positiva e significativamente na saúde e na beleza dos seus cabelos!

Sua alimentação afeta diretamente sua beleza – você já deve saber disso. Mas não é só na balança que isso se vê, não. A alimentação também afeta a beleza da pele, das unhas, dos cabelos e muito mais.

Aqui, vamos mostrar um pouco como e porque uma boa alimentação pode influenciar positiva e significativamente na saúde e na beleza dos seus cabelos.

Confira!

Relação entre cabelo e alimentação

O cabelo, assim como as unhas, são uma extensão da pele. Por esse motivo, eles precisam de cuidados semelhantes ao do tecido cutâneo para se manterem vistosos, sedosos e bonitos.

Se o seu cabelo é seco, ele precisa de hidratação; se é quebradiço, precisa do shampoo certo e deve ser escovado com cuidado sempre.

Além dos tratamentos usuais, o cabelo precisa estar tratado com os nutrientes adequados para crescer com facilidade, ficar brilhante e sedoso.

Da mesma maneira que conseguimos identificar a má alimentação de uma pessoa de acordo com a qualidade da sua pele, também é possível tirar esta conclusão de acordo com o aspecto dos cabelos.

Alimentos ricos em nutrientes para o cabelo

Cabelos bonitos e brilhantes são, muitas vezes, resultado de uma alimentação equilibrada, com todos os nutrientes necessários para a saúde e a beleza dos fios.

E algumas vitaminas e minerais, entre outros nutrientes, são essenciais para este processo. Descubra alguns:

Proteínas

São as principais fontes de aminoácidos da nossa alimentação, que formarão os fios do nosso cabelo.

Sem proteínas os fios ficam quebradiços e ralos. Alimentos fonte deste macronutriente são as carnes, queijos, leite e alguns vegetais como soja, feijão e grão-de-bico.

Vitaminas C e E

Estas vitaminas atuam como antioxidantes naturais e combatem a ação de radicais livres produzidos pela poluição, atividade física e envelhecimento, que podem lesionar os fios do seu cabelo.

Por isto consuma frutas cítricas com frequência (fontes de vitamina C) e castanhas e óleos vegetais (fontes de vitamina E).

Zinco

O zinco é um mineral essencial para a o crescimento saudável dos fios de cabelo, já que que participa das reações metabólicas de regeneração celular, auxiliando a manter os novos fios com aspecto jovem.

Algumas das melhores fontes de zinco da nossa alimentação são as carnes, alimentos integrais e o ovo.

Magnésio

Outro mineral essencial para cabelos saudáveis, o magnésio tem papel importante na formação da queratina, que participa da estrutura dos fios que estão nascendo.

Você encontra boas concentrações deste mineral em frutos do mar, nozes e na carambola.

Cálcio

Não são somente os seus ossos que precisam de cálcio para se manter fortes e firmes, seus fios de cabelo também tiram proveito da ingestão deste mineral, que ajuda a deixá-los mais firmes e menos quebradiços.

O cálcio é encontrado em abundância no leite e seus derivados, mas também tem boa concentração em vegetais verde-escuros e na soja.

Hidratação

Não adianta somente se alimentar bem, mas esquecer de um dos principais nutrientes para a manutenção da vida humana: a água.

Sem ingerir a quantidade adequada de água, não somente a sua pele e seu corpo sentirão as consequências da ausência, mas seu cabelo também sofrerá com a falta de hidratação.

Os fios de cabelo são como quaisquer outras células do corpo e precisam ser hidratadas com frequência por isto, além de considerar realizar um tratamento de hidratação com cosméticos pelo menos uma vez ao ano, é preciso ingerir no mínimo dois litros de água pura por dia para manter seu visual sedoso e brilhante.

Desequilíbrios hormonais

Se você se alimenta bem, cuida bem de seus fios, bebe bastante água, e continua apresentando problemas de queda, opacidade e fios quebradiços, é importante visitar um médico para verificar como anda a sua saúde.

Desequilíbrios hormonais são a principal causa de queda de qualidade dos fios capilares, especialmente em mulheres que tem períodos de grande oscilação de níveis de hormônios (como nos períodos menstruais e na menopausa).

Para tratar estes problemas é essencial a visita a um endocrinologista.

Se o problema não for hormonal alguma doença pode estar atrapalhando a distribuição correta dos nutrientes por todo o seu corpo, já que qualquer quadro clínico aumenta o nosso consumo calórico, de vitaminas e minerais. Procure um clínico geral e descubra se você está em dia com sua saúde!

E você, já notou alguma diferença nos seus cabelos por causa de mudanças na sua alimentação?

 

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