Notice: Undefined variable: item in /var/www/html/blog.veeva.com.br/wp-content/themes/bootstrap-basic-child/content.php on line 4
retenção de liquidos

Retenção de líquidos: como evitar que ela afete sua saúde e sua beleza

A retenção de líquidos pode ser causada por doenças e problemas de saúde, mas também por maus hábitos que são simples de resolver. Saiba mais!

A maioria das pessoas já teve aquela sensação de inchaço no corpo ao longo do dia, especificamente em alguns locais como mãos e pés.

Essa sensação é, muitas vezes, causada pela retenção de líquidos e merece atenção: não só é desagradável visualmente, mas também indica que você tem hábitos ruins que podem colocar sua saúde em risco.

Como esse problema é comum, muitos indivíduos recorrem a remédios e crendices para minimizar o mal, embora nem sempre tenham sucesso.

Quer saber mais sobre a retenção de líquidos e descobrir como evitá-la? Confira!

O que é a retenção de líquidos?

Este processo pode ocorrer por problemas sérios, como doenças cardíacas ou renais, mas também por maus hábitos comuns e fáceis de mudar.

No caso das doenças, o problema deve ser combatido exclusivamente com as indicações de um médico.

No entanto, se você não tem esses problemas e mesmo assim sente-se inchada, o problema pode estar em hábitos do dia a dia… como a alimentação!

Uma das principais questões é prestar atenção ao que você come. Assim, você consegue prevenir o problema e evitar que ele afete sua saúde, de uma forma saudável e barata.

O que causa esta retenção hídrica?

Muitas vezes, o grande vilão do inchaço é o sódio contido no sal. Quando usamos esse condimento em excesso ou consumimos alimentos industrializados que, invariavelmente, adicionam muito cloreto de sódio em seu preparo, acabamos por “sabotar” o nosso organismo.

Isso acontece porque o sódio é um elemento químico que retém muita água e prejudica a eliminação de líquidos.

Outras questões também estão relacionadas ao problema: o ciclo menstrual tem forte influência sobre o inchaço causado pela retenção de líquidos, mas se resolve logo após a menstruação.

Pessoas que ficam muito tempo trabalhando em pé ou que possuem problemas circulatórios também tendem a ter edemas em membros inferiores, mas costumam melhorar quando dormem ou elevam as pernas.

Quais os efeitos deste problema?

A retenção de líquidos é uma acumulação de água em determinadas partes do corpo – em geral, as pessoas costumam notar o inchaço em regiões mais suscetíveis ao acúmulo de líquidos. Isso ocorre nas pernas, nas costas de pessoas que ficam deitadas por muito tempo ou em regiões mais propensas à ação da força da gravidade.

O inchaço provocado pela retenção de líquidos causa aumento considerável no peso corporal e pode causar incômodos no dia a dia – por exemplo, no caso de inchaço nos pés, pode impedir o uso de determinado calçado.

Assim, além de causar problemas metabólicos, a retenção de líquidos também tem influência direta na sua aparência.

Quando não é causado por doenças, é um problema simples de resolver e que pode te ajudar a ficar mais leve, livre e feliz, com a autoestima lá em cima!

Consumo adequado de água

Outra questão a ser considerada é a ingestão de líquidos.

Quando bebemos pouca água, nosso corpo tende a reter ao máximo, pois entende que estamos em período de privação.

Por outro lado, quando bebemos muito líquido, nosso organismo entende que não há porque reter e acaba eliminando de maneira mais eficaz, auxiliando, inclusive, na metabolização de substâncias e no funcionamento dos rins.

Além da água, que deve ser sempre filtrada e vir de fontes confiáveis, você pode investir em sucos 100% naturais, chás, água de coco e, claro, alimentos ricos em líquidos, como frutas e legumes.

Alimentos diuréticos podem ajudar

Para reduzir os incômodos causados pela retenção hídrica, muitos alimentos podem ser inseridos no cardápio para ajudar a eliminar líquidos e reduzir o problema.

Entre os que têm forte ação diurética estão abacaxi, alcachofra, melancia, agrião, salsão, aspargos, pepino e berinjela, mas também muitos outros.

 

 

3 comments on “Retenção de líquidos: como evitar que ela afete sua saúde e sua beleza

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>