batom

Tipos de batom: saiba diferenciar cada um e escolha o seu

O batom é indispensável para a maioria das mulheres, mas hoje em dia são tantas opções disponíveis, que fica difícil escolher. Mas vamos te ajudar!

O batom é um produto indispensável para a maioria das mulheres, e é parte fundamental de quase toda maquiagem. Ultimamente, o mercado desse tipo de produto mudou e cresceu muito, e as dezenas de opções deixam muita gente confusa.

Novos produtos são lançados frequentemente, as opções de cores são milhares e os tipos, texturas e acabamentos também são muitos.

Dificuldade para escolher o batom ideal para compor seu look? Calma que nós vamos ajudar!

Cremoso

O batom cremoso é muito utilizado em épocas ou lugares mais frios, porque possui ação hidratante. Isso também faz com que ele tenha boa cobertura e fixação nos lábios (como se vê na foto de destaque deste post).

É o tipo de batom mais tradicional e antigo – o que não é nenhum problema. Em geral, este tipo de batom deixa nos lábios uma cor bem parecida com a exibida na embalagem, porque deixa uma camada mais grossa na pele.

Matte

batom matte

Matte é o termo em inglês para “fosco”, e este tipo de batom é exatamente isso: sem nenhum tipo de brilho ou glitter. Sua aparência é bem seca, o que faz dele o batom com maior fixação nos lábios.

A falta de brilho e a enorme pigmentação deste tipo de batom fazem com que ele tenha grande intensidade na coloração. Como não oferece nenhum hidratação, o ideal é aplicar em lábios bem hidratados, para evitar a aparência de lábios rachados.

Acetinado

batom acetinado

O batom acetinado é bastante parecido com o Matte, mas tem uma diferença importante: a aparência dele, nos lábios, é menos seca.

Envernizado

batom verniz

Já o batom verniz é mais parecido com o cremoso. A principal diferença está no brilho, que é muito (muito!) mais intenso. Além disso, ele também tem um efeito molhado – não tanto quanto o gloss, mas tem.

Algumas marcas de batom envernizado possuem substâncias hidratantes e de tratamento em sua composição.

Cintilante

batom cintilante

Os batons cintilantes possuem brilho com efeito perolizado ou metálico. Eles têm pouca intensidade de cor e, em geral, são usados sobre outros batons, para dar mais brilho a eles.

Gloss

batom gloss

O gloss é como um batom líquido, de cor mais leve e suave, mas com muito brilho. Deixa um grande efeito molhado nos lábios e é preciso cuidado na aplicação, para evitar que fique borrado ou que escorra.

O gloss deixa os lábios brilhantes e tem duração mais curta que os outros tipos de batom – em geral, é preciso retocar várias vezes ao dia.

Balm

batom balm

Os balms têm como principal função a hidratação e a proteção dos lábios. No entanto, atualmente já existem balms coloridos ao contrário dos antigos, sempre incolores.

No entanto, mesmo estes novos balms possuem pouca pigmentação, deixando apenas uma cor leve nos lábios – e por isso é uma ótima opção para quem não gosta muito de batons, mas quer manter os lábios hidratados.

 

One comment on “Tipos de batom: saiba diferenciar cada um e escolha o seu

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>