cabelos ondulados

Cuidados e tratamentos essenciais para cabelos ondulados

Se antes todo mundo queria ter cabelos lisos, agora usar os cabelos naturais, sejam eles ondulados, cacheados ou crespos, é a nova ordem

Foi-se o tempo em que a chapinha era a dona do pedaço. Depois da moda em que todo mundo queria ter cabelos lisos, se aceitar e usar os cabelos naturais, sejam eles ondulados, cacheados ou crespos, é a nova ordem.

Já tem até mulher que vive sonhando com aquelas ondas perfeitas dos cabelos das atrizes de cinema, sabe? Vários produtos foram desenvolvidos para permitir que quem tem cabelo liso faça suas próprias ondas, com o babyliss e a própria chapinha — na versão mais fininha.

Então, se você já tem os cabelos ondulados naturalmente, está na hora de começar a valorizar o que Deus te deu e arrasar com suas ondas! E não pense que, para isso, você vai ter que gastar rios de dinheiro. Com alguns truques e escolhas certas, seu cabelo vai ficar lindo e saudável, realizando cuidados simples sem sair de casa.

Um dos maiores segredos para ter ondas perfeitas é a hidratação. Ela evita o frizz — aqueles fiozinhos arrepiados que dão nos nervos —, o ressecamento, e garante o volume na medida certa.

Além disso, é importante escolher os produtos certos e aprender a forma certa de cuidar dos cabelos ondulados, pois cada tipo de cabelo precisa de técnicas diferentes. Confira as dicas que preparamos para você arrasar!

cabelos ondulados - mulher 2

Na hora de lavar os cabelos ondulados

Para lavar os fios, a regra é a mesma para a maioria dos cabelos: aplique duas medidas de xampu e, em seguida, uma de condicionador, que não deve ser usado na raiz do cabelo, para que ela não fique oleosa, uma vez que os cabelos ondulados já costumam ter um pouquinho de oleosidade na raiz naturalmente.

Quanto à temperatura, o ideal é usar a água fria. Mas se você é do tipo que tem terror a frio, mesmo no calor, fique com a morna mesmo e deixe a água quente de lado, pois ela resseca os fios e provoca frizz.

Quando sair do banho, em vez de esfregar o cabelo com a toalha para secá-lo, faça movimentos levando a mão até o couro cabeludo, fechando os punhos, como se estivesse amassando o cabelo.

Além disso, tire apenas o excesso de água, sem secar demais. E por falar em toalha, já pensou em trocar as felpudas pelas de microfibra? Até mesmo uma camiseta serve. Elas absorvem melhor a umidade, deixando seu cabelo hidratado e sem frizz.

É preciso ter atenção, ainda, à frequência de lavagem: para fios mais finos, o ideal é alternar, lavando em um dia, e no outro não. Já para quem tem os fios mais grossos, deixar o cabelo até dois dias sem lavar preservará a oleosidade natural, evitando que ele resseque.

E por mais difícil que pareça no início, é apenas uma questão de costume; ao ver seu cabelo bonito e saudável, você se acostumará a lavá-lo com menos frequência.

E se você tem aquela mania de passar um pouquinho de água para ajeitar as madeixar e abaixar os fios rebeldes, é bom saber que essa técnica não funciona, pois a água tira os produtos que você usou na lavagem e após ela, como leave-in ou mousse, por exemplo, deixando o cabelo com mais volume e sem hidratação.

Então, nos dias em que não for lavar o cabelo, a dica é borrifar soro fisiológico no cabelo, para reativar os produtos que você usou na lavagem, e deixar o cabelo com cara de novo.

Na hora de secar

Um dos maiores problemas para quem tem o cabelo ondulado é o frizz. E nem sempre é fácil esperar o cabelo secar naturalmente, ainda mais sem poder colocar as mãos nele.

Nesse caso, o ideal é apostar no difusor, que vai acelerar o processo de secagem, sem deixar os fios arrepiados, e usando calor, em vez do vento do secador.

Para secar o cabelo com o difusor, aplique o leave-in nas mechas, pegue cada mecha e leve até a cabeça, amassando o cabelo, e então encaixe o difusor embaixo dessa parte do cabelo e o ligue.

Deixe agir por alguns segundos e, antes de tirar o difusor, desligue o aparelho. Repita o movimento em cada mecha até completar o cabelo todo.

Mas se você não tiver o difusor e precisar recorrer ao secador, que seja um com potência mais baixa, para que o ar em contato com o cabelo não seja tão quente, evitando o frizz e a agressão aos fios.

Vale, ainda, contar com sprays que ativem a proteção do cabelo durante a secagem.

Na hora de pentear

Para não quebrar o cabelo, aproveite o momento em que está usando o condicionador, no banho mesmo, para desembaraçá-lo. Comece sempre das pontas para a raiz, usando os dedos e finalizando com um pente de dentes largos.

Quando o cabelo estiver seco, evite ao máximo ficar passando a mão nele, pois, além de sujar e provocar oleosidade, você pode até arrebentar o cabelo. Procure, nessa situação, usar o pente de madeira, que não desfaz as ondas e nem quebra os fios.

cabelos ondulados - mulher

Na hora de cuidar

A hidratação é a ferramenta mais importante para cuidar dos cabelos ondulados. Ela evita a perda de água dos fios, fazendo com que eles fiquem mais macios e formem ondas mais bonitas e definidas.

E se você está sem dinheiro e não pode ir ao salão, saiba que é possível hidratar os cabelos em casa, seguindo passos simples e gastando pouco. Confira algumas dicas para hidratar seu cabelo em casa:

Escolha o tipo de creme ideal para o seu cabelo, em função da oleosidade – oleoso, normal, misto ou seco.

Se quiser dar um up na hidratação, aposte nas ampolas. O mercado conta com várias delas, de vitaminas e várias substâncias que fazem bem aos cabelos, como queratina, extratos de uva ou de bambu e óleo de Argan, por exemplo.

As ampolas podem ser adicionadas ao creme antes da hidratação, mas atenção: faça a mistura em um terceiro pote, que não seja o do creme, para usar apenas naquela hidratação, pois a ampola perde o efeito com o tempo, após ser aberta.

Você pode, ainda, usar só a ampola, após a lavagem normal do cabelo, de forma bem prática e econômica.

Para que a hidratação tenha o melhor efeito possível, é importante que os cabelos estejam limpos; assim, eles os fios receberão o creme da forma ideal para que a hidratação seja profunda.

Como quem tem cabelos ondulados geralmente usa muitos produtos como pomadas e leave-in, antes da hidratação, vale a pena usar um xampu antiresíduos.

Após passar o creme, nada de tocas térmicas: elas agridem o cabelo e podem até queimá-lo. Prefira uma touca simples, de banho, que não seja térmica, ou até mesmo uma sacola plástica.

Elas vão garantir um aquecimento natural, que é bom para a hidratação, sem colocar seu cabelo em risco. Deixar o creme agindo eternamente também não adianta muito, pois a ação dele dura, no máximo, por uma hora;

Por fim, na hora de retirar o creme das madeixas, prefira água fria ou, no máximo, morna, e deixe o cabelo bem limpo, sem resíduos da hidratação. E para finalizar, aplique o leave-in.

Além da hidratação, que é a principal forma de cuidar dos cabelos e deve ser feita, de preferência, uma vez por semana, também é importante usar o reparador de pontas, após as lavagens ou quando for secar as madeixas, pois cabelos ondulados tendem a ser mistos: oleosos na raiz e secos nas pontas; logo, é importante dar um tratamento especial a elas, pois ninguém curte pontas duplas, não é mesmo?

Na hora de cortar

É claro que cada tipo de rosto combina com um corte específico e você deve ficar atenta a isso e, também, ao seu gosto.

Mas uma regrinha geral para cabelos ondulados é apostar no corte médio, em U — ovalado —, com leves camadas repicadas nas laterais, para dar movimento e leveza.

E se você curte franjas, para ficar ainda mais estilosa, invista na franja lateral, na altura do queixo, que cai muito bem para quem tem cabelos ondulados.

A frequência com que você corta o cabelo também é fundamental para que ele fique sempre bonito, sabia?

Por mais que muitas mulheres adorem os cabelos longos e tenham pavor da tesoura, pois veem o cabelo como símbolo da vaidade e da beleza feminina, é importante saber que o ideal é cortar os cabelos a cada dois meses.

Portanto, tire mesmo que apenas as pontinhas, dispensando as partes mais ressecadas e quebradiças, para evitar danos maiores ao cabelo todo no futuro.

Na hora de comprar

Existem produtos que são os melhores amigos dos cabelos ondulados, e que são importantes para você fazer um esforço e levar para casa.

Vale a pena gastar um pouquinho comprando artigos como o leave-in, o pente de madeira e o difusor, aliados indispensáveis para as ondas que você tanto sonha, e que serão usados com frequência, fazendo compensar o investimento.

O leave-in é um finalizador ideal para qualquer tipo de cabelo, mas especial para os ondulados, pois ajudar a conter o frizz, dar movimento às ondas e deixar o volume natural. Ele deve ser aplicado após a lavagem, sem enxague.

O leave-in protege os fios das impurezas, além de fechar as escamas deles, deixando o cabelo mais forte e bonito;

O pente de madeira não desfaz as ondas nem arrebenta os fios. É ideal para cabelos ondulados ou cacheados;

Já o difusor é o parceiro das ondas, que não só pode como deve ser usado acoplado ao secador para que a secagem não provoque fios arrepiados ou ressecados.

cabelos ondulados - mulher 4

Na hora de dormir

Sabe aquela sensação de acordar com o cabelo parecendo uma juba de leão? As tão populares fronhas de algodão, que geralmente usamos desde a infância, podem ter a ver com isso, pois elas absorvem a umidade do seu cabelo, tirando a hidratação e provocando os fios arrepiados.

E nesse caso, o que fazer para resolver a situação? Usar fronhas de ceda. Elas preservam a hidratação dos cabelos e, por serem feitas de um tecido mais suave, evitam que o cabelo quebre.

Está sem grana? Simples: é só substituir a seda pelo cetim, que tem os mesmos benefícios, porém com um custo bem mais acessível.

Truques para manter o cabelo lindo no dia a dia

Além de todas as dicas que já demos sobre pontos específicos com relação ao cuidado dos cabelos, como lavagem, corte e hidratação, existem alguns truques que podem ser usados no dia a dia, para ajudar a manter o cabelo sempre bonito e arrumado.

  • Na hora de dormir, pegue várias mechas do cabelo, torça e prenda. Outra dica é passar uma meia calça em volta da cabeça e ir enrolando as mechas na meia. No dia seguinte, as ondas estão perfeitas;
  • Nos dias chuvosos, a umidade relativa do ar aumenta e, com ela, também aumenta o frizz. Para evitar que os fios fiquem rebeldes, procure não lavar o cabelo nesses dias;
  • Quando vamos à academia ou praticar algum esporte, nossa temperatura aumenta e suamos! Aproveite essa situação para hidratar suas madeixas, passando um pouco de creme ou condicionador antes de sair de casa. Depois, quando voltar, é só lavar o cabelo normalmente;
  • Quando estiver em casa, de bobeira, faça um coque no cabelo e, quando soltá-lo, terá ondas mais bonitas e naturais;
  • Fuja do álcool! Laquê e gel são produtos que geralmente levam grande quantidade de álcool em sua composição, e não devem ser usados por quem tem cabelos ondulados, pois o álcool desidrata os fios, deixando o cabelo ressecado;
  • Beba água! A hidratação não começa com os cremes que você compra na loja de cosméticos. Beber água, além de fazer um bem enorme para a saúde, hidrata todo o corpo, inclusive pele, unhas e cabelos;
  • Consuma alimentos que são amigos do cabelo, como cenoura, laranja, morango, aveia, salmão e iogurte. Cada um desses alimentos contém alguma substância ou vitamina que fortalece, incentiva o crescimento, protege e nutre o couro capilar, deixando seus cabelos lindos, além de saudáveis.

E então, gostou das dicas e já está pronta para ter cabelos ondulados de arrasar? Que tal assinar nossa newsletter e ficar por dentro de tudo sobre cabelo, pele e maquiagem?

 

2 comments on “Cuidados e tratamentos essenciais para cabelos ondulados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>